Nesta quinta-feira (11), a gigante sul-coreana Samsung revelou planos ambiciosos para expandir seu portfólio de produtos, incluindo smartphones com tela tripla, óculos de realidade aumentada em parceria com o Google e novas categorias de dispositivos vestíveis. A estratégia visa consolidar sua liderança no Brasil e na América Latina, com expectativas de crescimento superior a 20% neste mercado em 2025.
Novidades em smartphones dobráveis e expansão de produtos
Recentemente, a Samsung lançou modelos de smartphones dobráveis ultrafinos com inteligência artificial (IA) e telas externas maiores, atendendo à demanda do consumidor por design elegante e alta performance. Segundo HS Jo, presidente da Samsung para a América Latina, a empresa pretende investir na inovação com o lançamento global de um celular com tela tripla, que deverá chegar à América Latina em breve.
Quando os novos dispositivos chegam ao Brasil?
O presidente destacou que, para o Brasil, há previsão de disponibilizar a nova tela tripla em breve após o lançamento mundial. Além disso, o smartphone Fold 7, que faz parte do segmento de dobráveis, oferece ao consumidor a oportunidade de experimentar o produto por 60 dias graças ao serviço “Compre e Teste”, iniciado na América Latina.
Dados de mercado e perspectiva de crescimento
O segmento de celulares dobráveis na América Latina cresceu 20% no último ano, com o México registrando aumento de 30% desde o começo de 2024. A Samsung lançou no Brasil uma versão acessível, a Z Flip 7 FE, como parte de sua estratégia de ampliar o acesso a tecnologias premium em mercados emergentes.
Inovando além do acabamento finíssimo
De acordo com HS Jo, a empresa não busca apenas tornar os smartphones mais finos. “Queremos inovar”, afirmou. “Estamos desenvolvendo um dispositivo com tela tripla que será lançado globalmente muito em breve, e nosso objetivo é disponibilizá-lo na América Latina.”
Compromisso com tecnologia e cultura
A estratégia da Samsung também envolve ampliar a presença de IA em dispositivos acessíveis, com comandos inteligentes e multimodais. Além disso, o foco em experiências culturais contempla produções de K-dramas em português, visando integrar tecnologia e cultura na região.
Projeções para o mercado brasileiro
Apesar dos desafios impostos por tarifas dos EUA e a alta dos juros no Brasil, a Samsung mantém seu compromisso de investir localmente, expandindo fábricas e projetos de pesquisa. “Continuaremos investindo no Brasil, com planos de ampliar a linha de produção de ar-condicionado em Manaus ainda este ano”, afirmou HS Jo.
Desafios e estratégias para o mercado de smartphones
Segundo o executivo, o mercado de smartphones encontra-se em fase de maturidade, com crescimento limitado a 2% a 3% ao ano. Os modelos de alta gama continuam liderando o crescimento, mas há uma demanda crescente por dispositivos de entrada. A competição de marcas chinesas também estimula a inovação e o benefício ao consumidor.
Com a adaptação às mudanças no cenário global de tarifas e tensões geopolíticas, a Samsung aposta na flexibilidade para manter sua competitividade mundial. “Entendemos o cenário econômico desafiador, mas buscamos otimizar nossa cadeia de suprimentos para oferecer preços competitivos no Brasil”, complementou HS Jo.
Outros projetos e futuro da inovação
A Samsung trabalha na implementação do dispositivo de realidade estendida (XR), com o projeto Moohan, que rodará na plataforma Android X e será totalmente integrado ao ecossistema Galaxy. Além disso, a empresa investe em áreas como saúde e bem-estar, com dispositivos vestíveis de última geração, incluindo o Galaxy Ring, vendido em poucos países na América Latina.
Para o futuro, a companhia buscará avançar em novas áreas de serviços, inovação em dispositivos vestíveis e infraestrutura de saúde digital, fortalecendo seu papel de líder em tecnologia na região.
Fonte: GLOBO Economia