Após um meio de semana para festejar, o Corinthians enfrenta nesta segunda-feira (11), o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 19ª rodada do Brasileirão 2025. Com a eliminação precoce da Copa Libertadores no começo do ano, avançar para as fases decisivas da Copa do Brasil é vital para um time com dívidas bilionárias. E melhor ainda se o avanço significar implementar a maior crise da década em seu arquirrival, o Palmeiras.
Mas após vencer as duas partidas das oitavas de final da Copa do Brasil e avançar às quartas, o Timão encara uma dura realidade: tentar avançar além do meio de tabela do Campeonato Brasileiro. Para ganhar três pontos, fechando a rodada da competição, os paulistas vão até a Serra Gaúcha enfrentar o Juventude sem sua força máxima – eliminar o Palmeiras custou a perda de dois titulares ao Corinthians.
Como chegam Juventude e Corinthians para o jogo
Do lado dos anfitriões, a situação na tabela é ainda pior que a dos visitantes: o time gaúcho está em penúltimo lugar com apenas 11 pontos. E mesmo se vencer o Corinthians nesta segunda, o time permanecerá em penúltimo, pois três pontos não são suficientes para alcançar o 18º, o Fortaleza (com 15 pontos).
Corinthians testa elenco diante das lesões de Memphis e Carrillo
Além da turbulência política do clube, cujo presidente eleito e afastado Augusto Melo teve seu impeachment confirmado no sábado (9), o Corinthians também enfrenta notícias nada boas em seu departamento médico. O time perdeu dois de seus titulares no jogo que eliminou o arquirrival Palmeiras da Copa do Brasil: Memphis Depay, por uma lesão muscular, e André Carrillo, com uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo.
A lesão muscular de grau 2 do atacante holandês deve deixá-lo fora das partidas do Timão até setembro. Já o meia peruano foi operado e provavelmente não voltará a atuar nesta temporada. Para enfrentar o Juventude e os jogos posteriores, Ángel Romero (atacante) e Breno Bidon (meia) serão os substitutos.
Além das duas novidades no departamento médico, o volante Maycon e o lateral-esquerdo Hugo também estão fora, enquanto a disputa entre Matheus Bidu e Fabrizio Angileri continua pelo posto na lateral.
Juventude tem reestreia no comando da equipe
O jogo contra o Corinthians marca a reestreia do técnico Thiago Carpini no Juventude. O treinador volta após o sucesso da temporada em 2023, quando fez a equipe subir da Série B para a A com uma ótima campanha. Após sua saída, Carpini foi contratado pelo São Paulo em 2024, e agora retorna para enfrentar novos desafios.
Com vários desfalques devido a lesões, como o meia Lucas Fernandes, o lateral-direito Ewerton e o atacante Rafael Bilú, que nem estreou e lesionou-se em um treino, Carpini terá um trabalho difícil. Além desses, o zagueiro Wilker Ángel está suspenso por ter recebido o terceiro amarelo na partida contra o Santos (derrota por 3 a 1).
Uma expectativa recai sobre a possível estreia do goleiro Jandrei, que chega por empréstimo junto ao São Paulo, e irá disputar posição com o atual titular, Gustavo.
Palpite para Juventude x Corinthians no Brasileirão 2025
Mesmo jogando fora de casa e com os desfalques de dois de seus jogadores mais técnicos (Memphis e Carrillo), o Corinthians ainda é favorito para o confronto contra o Juventude, com odds altas e atrativas. O Corinthians empatou três dos últimos cinco confrontos, o que torna essa probabilidade relevante.
O Juventude, por outro lado, venceu apenas três dos seus confrontos em 16 partidas disputadas e ainda tem o pior saldo de gols de todos os 20 times da Série A (-24). Por isso, uma nova vitória parece ser pouco provável, refletindo os desafios que o time enfrenta ao longo do campeonato.
Veja as odds da partida e onde apostar
A situação da tabela e a forma das equipes indicam um cenário interessante para as apostas. O Corinthians, como favorito, deve ter odds atraentes para os apostadores.
Campeonato Brasileiro: 19ª rodada
Juventude x Corinthians
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data: segunda-feira, 11 de agosto de 2025
Horário: 20h
Transmissão: Premiere e Sportv
Árbitro: Lucas Casagrande
Prováveis escalações
Juventude: Gustavo (Jandrei), Reginaldo, Abner, Marcos Paulo e Marcelo Hermes; Caíque, Jadson, Mandaca e Nenê (Batalla); Gabriel Veron e Gilberto. Técnico: Thiago Carpini.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Martínez, Bidon e Rodrigo Garro; Romero e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.