O governo britânico está preparando uma reforma radical nas leis de trânsito, com propostas que, se aprovadas, alterariam significativamente as regras atuais. Dentre as mudanças mais controversas, está a obrigatoriedade de testes oculares para motoristas com mais de 70 anos, que poderão ser banidos das estradas caso não atendam a essa exigência.
Aumento no número de acidentes e mortes no trânsito
Essas propostas surgem em um contexto preocupante: após anos de quedas significativas, o número de mortes e feridos graves nas estradas do Reino Unido voltou a subir. Em 2022, 1.633 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito e cerca de 28.000 sofreram ferimentos graves — uma média de um acidente a cada 18 minutos.
Entre 2000 e 2010, as estatísticas mostraram uma redução quase pela metade de vítimas fatais, caindo de 41.000 para 24.000. Contudo, desde então, houve um aumento de quase 20% nesse número.
Novas medidas propostas
Com o intuito de conter essa crescente onda de acidentes, o governo, sob a liderança da secretária de transporte, Heidi Alexander, planeja introduzir um conjunto abrangente de novas medidas de segurança. Além do teste ocular para os condutores mais velhos, está em estudo um novo exame médico para avaliar condições como demência.
Atualmente, motoristas que não usam cinto de segurança enfrentam a penalidade de três pontos na carteira e multa de até £500. No entanto, as novas propostas podem aumentar essas sanções, especialmente para passageiros que também não estiverem usando cintos. As estatísticas mostram que o percentual de vítimas que não utilizavam o cinto de segurança subiu de 21% em 2014 para 25% em 2023.
Redução do limite de álcool e aumento das penalidades
Além das mudanças focadas em motoristas mais velhos, há a intenção de reduzir o limite de álcool no sangue para motoristas na Inglaterra e no País de Gales — que passaria de 35 para 22 microgramas de álcool por 100 mililitros de ar exalado, alinhando-se ao que já é praticado na Escócia. Também está sendo considerado facilitar o processo de acusação por direção sob efeito de drogas, permitindo que provas sejam coletadas por meio de testes de saliva nas estradas, em vez de depender exclusivamente de exames de sangue.
Impacto das novas regras
Com essa proposta de reforma, espera-se que o governo tome uma atitude firme no enfrentamento dos problemas de segurança viária. Um porta-voz confirmou que o ministério reconhece sua responsabilidade em reverter a tendência alarmante de acidentes nas estradas, ressaltando que “não é aceitável que uma pessoa morra ou fique gravemente ferida a cada 18 minutos”.
Edmund King, presidente da AA, elogiou a proposta, considerando-a “muito esperada” e destacando que as novas medidas poderiam reduzir significativamente o número de mortes e feridos. O impacto bem-sucedido de estratégias implementadas em países como Austrália e Canadá sugere que essas reformas poderiam salvar um grande número de vidas no Reino Unido.
Importância da implementação e fiscalizações
No entanto, para que essas mudanças sejam efetivas, será crucial aumentar o número de policiais nas ruas, conforme apontado por especialistas. Steve Gooding, diretor da RAC Foundation, enfatizou a necessidade de incluir um teste ocular como parte padrão do licenciamento de motoristas, argumentando que isso poderia ajudar a evitar tragédias e focar também em outros problemas estabelecidos, como direção sob influência de álcool e drogas.
As reivindicações para melhorias na segurança nas estradas são agora urgentes e representativas de uma necessidade social mais ampla de proteger todos os usuários da estrada. Com a nova estratégia esperada para ser divulgada no outono, o governo busca não apenas discutir essas questões, mas também implementar mudanças concretas que salvem vidas.
O caminho à frente exigirá compromisso e dedicação para garantir que as ruas do Reino Unido se tornem mais seguras para todos. A resposta da comunidade, juntamente com as ações do governo, será determinante para o sucesso dessa nova estratégia de segurança viária.