Brasil, 11 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Prêmios inovadores incentivam evangelização criativa em campi universitários

Organização lança prêmio para estimular projetos de evangelização universitária, com apoio financeiro e reconhecimento para iniciativas criativas

No esforço de ampliar o alcance da mensagem cristã entre os jovens, uma organização está incentivando ministérios católicos em universidades a pensarem fora da caixa ao promover o crescimento na fé. A Associação de São João Bosco (ASJB) anunciou, em 6 de agosto, os vencedores do prêmio RISE (Renovação da Evangelização Estudantil Inovadora), que reconhece projetos criativos de evangelização em campi universitários na região de Washington, D.C., Maryland e Virgínia.

Iniciativas vencedoras focam em estratégias inovadoras de evangelização

Entre as iniciativas premiadas, destaca-se o ministério católico da George Mason University, que criou uma comunidade de atletas de diferentes esportes engajados na fé, atuando como “embaixadores” ao usar uniformes com a marca do ministério e atrair colegas ao grupo. Segundo a ASJB, essa abordagem visa alcançar estudantes que participam de atividades esportivas, promovendo um contato mais natural com a fé cristã.

Já o ministério da Catholic University of America (CUA) promove adoração e confissões ao ar livre, organizadas durante o início do semestre e o fim de semana em família, buscando ampliar o contato dos estudantes com a presença de Jesus na Eucaristia. As ações também incluem eventos musicais e momentos de oração coletiva, com o objetivo de envolver toda a comunidade acadêmica.

Por sua vez, a Virgínia Tech criou um café no centro do campus, que funciona semanalmente junto às sessões de adoração Eucarística no centro Newman. A proposta é criar um ambiente acolhedor, onde estudantes possam experimentar a adoração e participar de atividades promovidas pelo ministério, fomentando um contato mais próximo com a fé.

Membros do ministério católico da George Mason University recebem prêmio RISE das Associeções de São João Bosco. Crédito: Cortesia de The Cartiedas
Membros do ministério católico da George Mason University recebem prêmio RISE das Associeções de São João Bosco. Crédito: Cortesia de The Cartiedas

De acordo com Danielle Zuccaro, diretora executiva da ASJB, a resposta às novas iniciativas tem sido “incrível”, refletindo o interesse crescente por abordagens mais criativas de evangelização. Zuccaro, que trabalha há 15 anos na organização e foi inspirada pelo padre Christopher Vaccaro, fundador da ASJB, explicou que a ideia do prêmio surgiu para ajudar ministérios a implementarem projetos originais com apoio financeiro.

“A cada ano, oferecemos um total de R$ 125 mil para que os ministérios possam concretizar ideias inovadoras que possam alcançar diferentes tipos de estudantes”, afirmou. Além do financiamento, as universidades vencedoras devem produzir vídeos demonstrando a execução do projeto, que ficam disponíveis no site da ASJB para servir de modelo a outros campi pelo país.

Expansão do programa e impacto na juventude universitária

Embora, atualmente, a iniciativa seja restrita às regiões de Washington, D.C., Maryland e Virgínia, a ASJB trabalha para ampliar o alcance do programa pelo restante dos Estados Unidos. Zuccaro enfatiza a importância de estimular a criatividade na evangelização acadêmica para atingir públicos diversos e levar o Evangelho a estudantes que, de outro modo, poderiam ficar à margem.

“Nosso objetivo é que as universidades adotem projetos que façam uma diferença real na vida dos jovens, ajudando-os a consolidar sua fé e comunicar essa esperança a outros estudantes”, concluiu Zuccaro.

Perspectivas futuras da campanha

A organização planeja continuar promovendo e financiando iniciativas inovadoras, além de divulgar os melhores exemplos para que possam ser replicados em diferentes regiões. A expectativa é de que, com apoio financeiro e reconhecimento, grupos universitários possam criar ações mais eficazes e impactantes, contribuindo para a renovação da evangelização no ambiente acadêmico.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes