A Secretaria Unificada Cível de Teresina alcançou resultados expressivos no mês de maio, de acordo com relatório divulgado pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI). O documento revela que foram realizados 896 movimentos de baixa processual e mais de 34 mil movimentações judiciais nas cinco Varas da capital.
A atuação da Secretaria Unificada, em parceria com as Varas Cíveis da capital e a Corregedoria Geral da Justiça, reforçou o compromisso com a celeridade no Judiciário piauiense. Durante o período, foram proferidas 2.288 decisões judiciais, realizados 780 julgamentos, registradas 1.568 entradas processuais, elaborados 448 expedientes administrativos e realizados 627 atendimentos.
O corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão, ressaltou o compromisso da Corregedoria em promover uma prestação jurisdicional mais ágil e produtiva. Ele destacou que esses números refletem o esforço concentrado das Varas Cíveis de Teresina em conjunto com a Corregedoria.
Uma das conquistas destacadas no relatório é a eliminação dos processos parados em Secretaria há mais de 80 dias nas unidades 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Cíveis. A coordenadora administrativa da Secretaria Unificada Cível, Laiane Oliveira, destacou esse avanço e ressaltou que o próximo objetivo da força-tarefa é controlar os processos parados em Secretaria em até 60 dias.
Laiane Oliveira afirmou que a Secretaria Unificada continua com processos zerados em Secretaria há mais de 100 dias nas unidades em que atua e mantém o controle dos processos zerados em 80 dias. Agora, o foco será a busca por maior agilidade, promovendo o controle dos processos parados em Secretaria em até 60 dias, com exceção dos casos que estão em trâmite no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e na Contadoria Judicial.