Brasil, 31 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Trump dispara contra os aerogeradores na Europa: a fixação que o faz perder o sono

Ex-presidente Donald Trump critica duramente os parques eólicos, acusando-os de prejudicar paisagens e aves na Europa e nos EUA

Durante sua visita à Escócia, Donald Trump reafirmou sua oposição aos parques eólicos, afirmando que as turbinas estão destruindo a beleza natural e a fauna local. Ele também garantiu que os Estados Unidos não autorizarão novos projetos de parques eólicos no país, citando a mesma preocupação estética e ambiental.

Trump e a aversão aos parques eólicos na Europa e nos EUA

Ao comentar sua passagem por Aberdeen, ele afirmou: “Viajando sobre a Europa, você vê esses parques eólicos que destroem as paisagens, ameaçando as aves. É triste.” O ex-presidente reforçou a ideia de que as turbinas fazem mais mal do que bem, especialmente quando instaladas em áreas de grande beleza natural.

“No Reino Unido, e em outras partes da Europa, vocês estão com alguns dos piores parques eólicos que já vi”, declarou. “Estão na altura de um prédio de 50 andares, e você consegue extrair muito mais energia de um poço de petróleo ou gás, que estão disponíveis na costa do Mar do Norte”, comentou.

Críticas à energia renovável e à preservação ambiental

Trump afirmou que prefere a extração de petróleo e gás, destacando que esses recursos podem gerar maior quantidade de energia de forma mais eficiente e com menor impacto visual. “Não quero que os Estados Unidos construam esses monstros que destroem nossos cenários”, destacou.

Reação da União Europeia

O presidente da UE respondeu às afirmações de Trump dizendo que, em Aberdeen, há parques eólicos considerados alguns dos mais feios do continente. “São torres de 150 metros de altura, rompendo a paisagem. E, enquanto isso, podemos produzir mais energia com menos impacto usando petróleo e gás, na costa do Mar do Norte”, afirmou o representante europeu.

Fixação de Trump por aerogeradores

Apesar das críticas, Trump não esconde sua aversão aos parques eólicos, considerando-os uma ameaça à beleza e à fauna. Sua opinião polariza opiniões, levando-o a defender uma expansão do uso de combustíveis fósseis por motivos estéticos e econômicos.

Especialistas em energia renovável apontam que a visão de Trump reflete uma resistência comum a fontes alternativas, embora dados mostrem que os parques eólicos contribuem para a redução de emissões de carbono e preservação ambiental. “A questão é complexa, envolvendo proteção ambiental, economia e estética”, analisa a especialista Ana Silva, do Instituto de Energia.

Perspectivas futuras

Com o constantly insistente discurso contra os parques eólicos, Trump reforça sua postura contrária às energias renováveis. A discussão sobre o uso de energias limpas e a preservação da paisagem deve permanecer em debate, com opiniões polarizadas entre ambientalistas e setores ligados aos combustíveis fósseis.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes