Representantes do setor de transportes e especialistas da área entregaram ao Ministério das Cidades um conjunto de propostas para um novo programa nacional de mobilidade. Com um documento de 79 páginas, as sugestões visam modernizar e impulsionar o segmento, principalmente em grandes cidades. Entre as medidas propostas, destacam-se o aumento da inclusão de beneficiários do Bolsa Família no transporte público e a renovação da frota nacional de ônibus.
Na última quarta-feira (31), o pacote de propostas foi entregue ao ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, após ser apresentado no dia anterior ao secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia. A reunião contou com a presença do presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), João Antonio Setti Braga, acompanhado pelo presidente executivo da NTU, Francisco Christovam, e pelo diretor de Gestão da entidade, Marcos Bicalho.
“Estamos muito satisfeitos com a receptividade do projeto pelo Ministério das Cidades. Enquanto alguns segmentos estão fazendo pedidos junto à pasta, nós, diferentemente, estamos apresentando contribuições”, afirmou Christovam. Ele ressaltou a importância de colocar em pauta o assunto da mobilidade urbana, pois afeta diretamente a economia do país, os empregos e a locomoção das pessoas, sendo uma questão do dia a dia dos brasileiros.
Além das propostas mencionadas, os representantes do setor de transportes sugeriram priorizar a criação de corredores exclusivos para ônibus nas vias urbanas, bem como aprimorar a governança e a gestão tanto das empresas prestadoras do serviço quanto do poder público, responsável pela contratação das operadoras e pela definição das diretrizes para a execução do serviço.
Essas propostas são fundamentais para enfrentar os desafios da mobilidade urbana no país, buscando soluções que promovam uma melhor integração e eficiência nos sistemas de transporte público, beneficiando a população como um todo. Agora, cabe ao Ministério das Cidades avaliar as sugestões e promover medidas concretas para impulsionar a mobilidade urbana no Brasil.