Rússia – Na madrugada de terça-feira, a capital russa, Moscou, foi alvo de um raro ataque de drone. O prefeito de Moscou, Sergei Sobianine, informou que o ataque causou danos a vários edifícios, mas não resultou em vítimas.
“Esta manhã, ao amanhecer, um ataque de drones causou pequenos danos a vários edifícios. Todos os serviços de emergência da cidade foram acionados (…) Ninguém ficou gravemente ferido até agora”, escreveu Sobianine no Telegram.
De acordo com o The Guardian, Andrei Vorobyov, governador da região de Moscou, postou em seu canal no Telegram que vários drones foram abatidos durante a aproximação a Moscou. Ainda não está claro quem lançou os drones. Vários canais de mensagens russos no Telegram relataram que entre quatro a dez drones foram disparados nos arredores de Moscou.
Moscou, localizada a mais de mil quilômetros da Ucrânia, tem sido raramente alvo de ataques com drones desde o início da guerra, embora esses ataques tenham se tornado mais comuns em outras partes da Rússia.
Imagens publicadas nas redes sociais mostraram vestígios de fumaça no céu sobre Moscou. Outras mostraram janelas quebradas.
Relatos do ataque de drone em Moscou nas redes sociais
Vários relatos nas redes sociais mostram imagens de drones sobrevoando Moscou e sendo abatidos pela defesa da Rússia. Num dos relatos, o perfil Russia Market informou que 13 drones abatidos nas áreas de Rublyovka, Krasnogorsk, Istra e Nova Moscou. Outros três drones atingiram edifícios residenciais em Leninsky Prospekt e em importantes áreas da capital russa: Profsoyuznaya e Atlasova.
Relatos afirmam que o ataque ainda está em andamento.