A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) lançou um chamado para que os fiéis participem de uma oração diária a São José, defensor da vida, com o objetivo de impedir o financiamento federal à indústria do aborto. A iniciativa busca fortalecer a resistência contra as ações que continuam a direcionar recursos públicos para clínicas que praticam abortos.
Oração a São José para proteção à vida
Na sua declaração conjunta, o arcebispo Timothy Broglio e o bispo Daniel Thomas destacaram que, recentemente, uma vitória foi conquistada ao impedir temporariamente o repasse de fundos do Medicaid à Planned Parenthood e outras organizações abortistas, por um ano. No entanto, eles alertaram que essa vitória ainda não é definitiva.
“Planned Parenthood entrou com recurso na Justiça, e uma liminar parcial foi concedida, permitindo a continuidade do financiamento público às clínicas de aborto,” afirmaram os bispos. “Se não fosse por essa decisão judicial, vidas de crianças poderiam ser salvas diariamente.”
Por isso, eles convidaram os católicos a dedicarem esforços de oração a São José até 1° de outubro, início do Mês pelo Respeito à Vida. A oração busca interceder por um fim ao financiamento da indústria do aborto com dinheiro dos contribuintes.
Texto da oração a São José em defesa da vida
“Querido São José, ao ouvir a palavra de um anjo, você acolheu Maria em seu lar com amor. Como humilde servo de Deus, guiou a Sagrada Família até Belém, acolheu Jesus em um estábulo e fugiu para proteger Maria e o menino. Celebramos a fidelidade do seu zelo por eles e por todos que dependem do seu cuidado.”
“Que seu exemplo nos motive a acolher, valorizar e proteger a vida dada por Deus. Ajude-nos a cumprir a vontade de Deus, defendendo os mais vulneráveis e ameaçados. Obtain a graça de seguirmos os seus passos na luta pela vida. Amém.”
A iniciativa está alinhada com os esforços da Igreja Católica e de diversos fiéis para mobilizar a sociedade contra o uso de recursos públicos em ações abortivas. Os bispos ressaltam que os cidadãos não deveriam pagar por algo que consideram um crime contra a vida.
Perspectivas da campanha de oração
Segundo a USCCB, o objetivo é transformar a campanha de oração em um movimento de conscientização, reforçando a importância de proteger as vidas dos nascidos e dos ainda não nascidos. A oração a São José continuará até o início de outubro, quando se inicia o mês dedicado ao respeito à vida.
“Continuaremos a lutar por um país que valorize e proteja todas as formas de vida humana, desde a concepção até a morte natural”, afirmou o bispo Broglio. A campanha espera mobilizar milhares de fiéis em todo o território americano.
Para mais informações, a Igreja e os apoiadores podem acessar a página oficial da USCCB sobre o tema aqui.