Brasil, 29 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Gas natural para distribuidoras terá queda de 14%, anuncia Petrobras

A partir de 1º de agosto, preço do gás para distribuidoras será reduzido cerca de 14%, impactando tarifas ao consumidor final no Rio de Janeiro

A Petrobras anunciou que os preços de venda da molécula de gás natural serão atualizados e terão uma queda média de aproximadamente 14%, a partir de 1º de agosto. A redução ocorrerá nos contratos firmados com as distribuidoras e busca refletir as oscilações no mercado internacional de petróleo e câmbio.

Reajustes vinculados às oscilações do petróleo e do câmbio

Segundo a Petrobras, os contratos incluem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, que são influenciadas pelas variações do petróleo Brent e pela taxa de câmbio R$/US$. No trimestre que começa em agosto de 2025, o petróleo Brent caiu 11,0%, enquanto o câmbio apresentou uma apreciação de 3,2%, tornando a conversão em reais do dólar mais favorável.

A companhia destacou que, na prática, as variações de preços por distribuidora dependem dos produtos contratados e que, considerando os mecanismos de prêmios por performance e incentivo à demanda, a redução no preço do gás pode ser ainda maior em 2024, ultrapassando 33% na média ao longo do período.

Impacto na tarifa para consumidores fluminenses

A concessionária de gás Naturgy, que atende o Rio de Janeiro, informou que a redução das tarifas, vigente a partir de 1º de agosto, beneficia aproximadamente 1 milhão de clientes nos segmentos residencial, comercial, industrial e de GNV. Segundo a empresa, as quedas variam conforme a região e o tipo de consumo.

Para os clientes na região metropolitana do Rio (Ceg), a expectativa é de uma redução média de 1,39% para o segmento residencial (7m³/mês), 1,45% para o comercial (400 m³/mês), 3,73% para postos de GNV e 3,47% para as indústrias (3Mm³/mês). Já no interior do estado, as quedas são mais expressivas, chegando a 7,27% para postos de GNV e 5,56% para indústrias.

GNV mais barato e sustentável

Atualmente, o Rio de Janeiro lidera o mercado de GNV, com cerca de 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos de abastecimento. Com as novas tarifas, os usuários podem economizar cerca de 50% em relação ao etanol e à gasolina, além de usufruir de um desconto de 62,5% no IPVA.

“Quem utiliza GNV no estado pode economizar bastante, além de contribuir para a redução das emissões de carbono”, explicou a Naturgy, ressaltando que o combustível emite cerca de 25% a menos de dióxido de carbono em comparação com gasolina e diesel.

O cálculo de rendimento do uso do GNV pode ser consultado pelo Simulador de Economia, disponível no site da concessionária. A ferramenta também dispõe de um aplicativo móvel que indica os postos de abastecimento e fornece dicas de segurança e esclarecimento de mitos relacionados ao combustível.

Com a redução nos preços do gás natural, a expectativa é de que os consumidores percebham uma economia significativa nos custos de energia, além de fortalecer a preferência pelo combustível mais sustentável.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes