Brasil, 27 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Concurso Nacional Unificado registra 761 mil inscrições

A segunda edição do CNU mostra uma queda nas inscrições em relação ao ano passado.

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos concursos”, apresentou um total de 761.528 inscrições para as 3.652 vagas disponíveis, segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Essa quantidade de inscritos representa uma concentração de 62,95% em apenas três dos nove blocos de carreiras, revelando um cenário de maior procura em áreas específicas e uma queda significativa em relação à edição anterior, realizada em 2024.

Distribuição das inscrições

O bloco mais concorrente foi o bloco nove, voltado para a área de regulação, que atraiu 177.598 candidatos. Logo em seguida está o bloco cinco, de administração, com 173.829 inscrições, e o bloco um, que abrange seguridade social, saúde e assistência, com 127.970 inscritos. Essas três áreas concentraram a maior parte do interesse, superando a marca de 100 mil inscrições cada.

Por outro lado, os seis blocos restantes somaram apenas 37,05% das inscrições, distribuindo-se da seguinte maneira:

  • Bloco 2 (cultura e educação): 69.507 inscritos;
  • Bloco 7 (Justiça e defesa): 54.029;
  • Bloco 6 (desenvolvimento socioeconômico): 44.441;
  • Bloco 4 (engenharia e arquitetura): 41.245;
  • Bloco 8 (intermediário de saúde): 37.075;
  • Bloco 3 (ciências, dados e tecnologia): 35.834.

Vagas e requisitos

De acordo com o MGI, os blocos 9 e 8 oferecem vagas que requerem ensino médio ou técnico, enquanto os demais blocos são destinados a candidatos com formação de nível superior. A ampla distribuição de inscrições mostra uma valorização dos setores de regulação e administração, áreas fundamentais para a gestão pública no Brasil.

Queda significativa nas inscrições

Em comparação com a primeira edição do CNU, que contou com impressionantes 2,1 milhões de inscritos em 2024, este ano apresentou uma drástica queda no número de participantes. Dentre os fatores que podem explicar essa diminuição estão as mudanças nas exigências dos concursos, ‘chamando’ a atenção de uma audiência mais focada e filtrada.

Distribuição regional das inscrições

O CNU deste ano teve inscrições vindas de todos os estados brasileiros, abrangendo 4.951 municípios. A seguir, detalhamos a distribuição de inscritos por região:

  1. Sudeste: 247.838
  2. Nordeste: 229.436
  3. Centro-Oeste: 150.870
  4. Norte: 84.651
  5. Sul: 48.733

A diversidade de candidatos reflete a relevância do concurso na formação de uma carreira no serviço público, permitindo que uma ampla gama de cidadãos busque oportunidades na gestão pública. Apesar da queda, a variedade de perfis inscritos mostra que o Concurso Nacional Unificado continua sendo um importante passo para aqueles que desejam ingressar no setor.

Com um total de 3.652 vagas disponíveis distribuídas por 32 órgãos e entidades, as provas ocorrerão em 228 cidades, oferecendo a esperança de uma nova chance para muitos candidatos. Assim, o CNU se estabelece como uma oportunidade para democratizar o acesso ao serviço público, ao mesmo tempo em que desafia novos aspirantes a conquistarem seu espaço em um ambiente cada vez mais competitivo.

Por fim, enquanto os números apresentam um panorama misto, o Concurso Nacional Unificado demonstra a força e a determinação dos brasileiros em busca de um futuro melhor e mais estável por meio do serviço público.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes