Neste domingo, 27 de julho, o Quilombo da Tapera, localizado no Vale da Boa Esperança, em Petrópolis (RJ), realizará seu primeiro evento cultural aberto ao público. A iniciativa, com entrada franca, visa dar visibilidade à rica história e às tradições da comunidade remanescente quilombola, que é composta por 27 famílias.
Programação rica em cultura e história
O evento acontecerá das 11h às 16h e promete uma programação diversificada. Os visitantes poderão participar da inauguração de uma exposição permanente que contará a história do território, além de assistirem a um minidocumentário sobre a comunidade. Também estão programadas rodas de conversa, oficinas de gastronomia afro-brasileira, turbantes e confecção de bonecas Abayomi. Para animar a festa, apresentações de jongo e capoeira farão parte da programação.
A expectativa é que ações como esta fortaleçam iniciativas em áreas como economia criativa, turismo comunitário, agricultura familiar e produção artesanal, ampliando as oportunidades de autossustentabilidade da comunidade quilombola.
Um tributo ao Dia da Mulher Quilombola
O evento de domingo é também uma homenagem ao Dia da Mulher Quilombola, que celebra a luta e a resistência das mulheres das comunidades. Alessandra André Barbosa, integrante do coletivo negro e quilombola, enfatiza a importância dessa celebração: “Nosso evento cultural vai homenagear o Dia da Mulher Quilombola, para que não sejamos esquecidas. Esse dia é mais que merecido e não podemos deixar de comemorar mais uma vitória”, afirma.
História e desafios da comunidade
Reconhecido oficialmente pela Fundação Cultural Palmares desde 2011, o Quilombo da Tapera possui mais de 150 anos de história. Formado por descendentes de pessoas escravizadas na antiga Fazenda Santo Antônio, a comunidade ainda enfrenta desafios relacionados à autonomia econômica, com muitos moradores atuando em serviços de manutenção locais.
As atividades do evento se inserem em três projetos aprovados em editais culturais municipais: “Cultura Quilombola: O Povo Negro Resiste!”, “Partilhando Saberes Ancestrais em Território Quilombola” e “Primeira Mostra Quilombola de Petrópolis”. Esses projetos foram selecionados nos chamamentos públicos 04/2024, 05/2024 e 07/2024 e são resultados de uma realização coletiva da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Tapera, MC Ganem, Acervo Plural, Espiral Valente e MomaZé, contando com o apoio da Prefeitura de Petrópolis.
A importância do evento para a comunidade
Denise André Barbosa Casciano, diretora de cultura da associação e administradora do Centro Cultural do Quilombo da Tapera, expressou a relevância do evento: “Sempre participamos de projetos, mas nunca um nosso de verdade. A iniciativa sendo feita aqui dentro do nosso território é de suma importância para a valorização da nossa cultura e história”, declara. Este evento marca um passo significativo na luta pela valorização dos saberes e práticas culturais da comunidade.
Informações importantes para o público
Os interessados em participar devem se dirigir ao Quilombo da Tapera, que está localizado na Estrada Ministro Salgado Filho, na região de Itaipava, Petrópolis/RJ. A entrada é gratuita e a comunidade espera receber um grande público para celebrar não apenas a cultura quilombola, mas também a perseverança e força das mulheres que fazem parte desta rica tradição.
O Quilombo da Tapera, por meio deste evento, não só preserva sua história, mas também projeta um futuro mais próspero, reafirmando seu lugar na sociedade e na memória cultural brasileira.