A consultoria Visagio, fundada em 2003 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conquistou neste ano a primeira posição no ranking Great Place To Work (GPTW) na categoria de médias empresas. Reconhecida por sua cultura voltada às pessoas e ao desenvolvimento interno, a empresa destaca a promoção de talentos e a liberdade para empreender como principais diferenciais.
Foco nas pessoas e na cultura organizacional
Segundo o sócio Agapito Troina, 70% dos colaboradores da Visagio são promovidos anualmente, refletindo seu crescimento acelerado e oportunidade de carreira. A cultura da organização valoriza o empreendedorismo interno e a autonomia dos funcionários, chamados de “visagianos”. “Acreditamos que cada pessoa tem potencial para se desenvolver mais e ser feliz quando encontra seu caminho dentro do grupo”, afirma Troina.
Investimento em formação e desenvolvimento
A empresa investe em programas de apadrinhamento, mentoria e parcerias internacionais. Através de uma iniciativa que acompanha o colaborador desde antes de seu início na firma, cerca de 90% dos sócios começaram suas carreiras na consultoria. Além disso, a Visagio envia profissionais para estudar nas melhores universidades do mundo, acreditando que o maior MBA é a experiência prática.
Valorização e reconhecimento dos funcionários
Consultora Renata Troccoli, que há sete anos integra a equipe, destaca a preocupação com a formação e o programa de mentoria como pontos fortes. “Aqui, podemos explorar novas ferramentas, dar opinião e colaborar como um time. Isso faz toda a diferença para o meu crescimento profissional”, diz a jovem de 28 anos.
Uso de tecnologia e inovação
Como uma companhia com foco em inteligência artificial, a Visagio emprega tecnologia em seu dia a dia para otimizar processos e resolver problemas dos clientes. Mais de 200 cientistas de dados atuam na empresa, que recebe cerca de 50 mil currículos por ano em busca de talentos.
Práticas de gestão e cultura organizacional
Troina destaca que a busca por inovação contínua e reflexão constante são essenciais para o sucesso da empresa. A possibilidade de crescimento, a cultura de feedback, além de programas de bem-estar, colaboram para manter o clima de alta performance e engajamento.
Capemisa e SC Johnson também se destacam
Na segunda colocação do ranking, a Capemisa Seguradora, que há sete anos cultiva uma forte cultura de valorização e desenvolvimento interno, oferece benefícios como custeio de cursos, programas de sucessão e uma política de reconhecimento com pagamento de 10% dos resultados aos funcionários. Como relata o CEO Jorge Andrade, o crescimento interno foi impulsionado pelo investimento nas pessoas, incluindo sua trajetória desde mensageiro até presidente.
Já a SC Johnson, na terceira posição, reforça seu compromisso com um ambiente inclusivo, benefícios de bem-estar e plano de carreira estruturado. A companhia, fundada em 1886, enfatiza a cultura de respeito, diálogo e responsabilidade social, além de valorizar o crescimento individual de seus colaboradores.
Perspectivas futuras
Estar nas lideranças do GPTW reforça o comprometimento dessas organizações com o bem-estar e o desenvolvimento de seus times. Segundo as empresas, esse reconhecimento estimula a continuidade de práticas que promovem a satisfação, inovação e crescimento sustentável no ambiente de trabalho. A busca por melhorias contínuas e a escuta ativa são pontos centrais para manter a excelência na gestão de pessoas.
Mais detalhes sobre o ranking podem ser acessados no site do Globo.