O Instagram, empresa controlada pela Meta, está planejando o lançamento de um novo aplicativo de texto que promete competir diretamente com o Twitter. Segundo fontes, a plataforma está atualmente em fase de testes com celebridades e influenciadores, e a previsão é que seja lançada em junho deste ano. Embora ainda não tenham acesso à versão completa do aplicativo, os criadores têm participado de discussões com a equipe do Instagram nos últimos meses. Aqui estão alguns detalhes sobre o que se sabe até o momento.
Usuários, além de fotos, poderão publicar textos
O novo aplicativo contará com um feed central que exibirá conteúdo recomendado e permitirá aos usuários visualizar os posts de seus seguidores. Além das tradicionais fotos e vídeos, os usuários também terão a opção de publicar textos com até 500 caracteres, o que é um limite menor do que a legenda permitida no Instagram. A plataforma será separada do Instagram, mas permitirá que as pessoas conectem suas contas, facilitando a transição e a integração entre as duas plataformas.
Recursos de segurança e compatibilidade com outros concorrentes do Twitter
Os recursos de segurança já habilitados no Instagram serão sincronizados com o novo aplicativo, ou seja, bloqueios de usuários ou palavras restritas também se aplicarão à nova plataforma. Além disso, o aplicativo poderá ser compatível com outros concorrentes do Twitter, como o Mastodon, ampliando ainda mais as opções disponíveis para os usuários.
A busca por alternativas ao Twitter impulsiona o desenvolvimento de novos aplicativos
A recente aquisição conturbada do Twitter por parte de Elon Musk despertou o interesse de alguns usuários em buscar alternativas ao aplicativo. Esse movimento criou uma oportunidade no mercado para o desenvolvimento e popularização de novos aplicativos com foco em textos. A Meta, empresa por trás do Instagram, historicamente tem mostrado interesse em experimentar e recriar recursos de outros aplicativos e ferramentas de terceiros, com base no que eles acreditam ser popular entre seus usuários.
As informações sobre o novo aplicativo foram publicadas pela professora Lia Haberman, especialista em marketing social e influência na Universidade da Califórnia (UCLA). Haberman compartilhou as novidades em seu perfil no Twitter, mencionando a semelhança do novo aplicativo com o Twitter. A expectativa é que essa alternativa proporcione aos usuários uma nova experiência e mais opções para se expressarem por meio de textos.