Brasil, 5 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Receita Federal libera consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025

Na manhã de hoje, contribuintes podem verificar o pagamento de R$ 10 bilhões em restituições, o maior lote da história em número de recebimentos

A partir das 10h desta quinta-feira (24), cerca de 7,2 milhões de contribuintes poderão consultar a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao terceiro lote de pagamento, o maior já registrado em quantidade de beneficiados. A liberação foi feita pela Receita Federal, que também contempla devoluções residuais de anos anteriores.

Distribuição e valores das restituições

O total a ser pago neste lote soma aproximadamente R$ 10 bilhões. A maior parte desses recursos, informou o Fisco, será destinada aos contribuintes prioritários, ou seja, aqueles com prioridade no reembolso, como idosos e pessoas com deficiência.

Ao todo, a restituição será destinada a:

  • 6.316.894 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo recebimento via Pix;
  • 755.978 contribuintes sem prioridade;
  • 83.575 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 35.315 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 15.988 contribuintes com mais de 80 anos;
  • 11.298 contribuintes com deficiência física, mental ou doenças graves.

Embora não tenham prioridade por lei, utilizadores das duas funcionalidades em conjunto — pré-preenchimento e Pix — passaram a ter prioridade no pagamento neste ano, conforme indicaram fontes da Receita Federal.

Como consultar e receber a restituição do IRPF

A consulta ao valor disponível pode ser feita na página oficial da Receita Federal. Basta acessar o menu “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar o pagamento pelo aplicativo móvel da Receita, compatível com tablets e smartphones.

O pagamento deverá ser realizado até 31 de julho, na conta bancária ou na chave Pix do CPF informada na declaração. Caso o contribuinte não esteja na lista, pode consultar o extrato no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

O que fazer em caso de pendência

Se houver alguma pendência na declaração, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar o próximo lote de restituições. Caso o valor não seja depositado na conta informada, como em contas desativadas, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. Nesse período, é possível solicitar o crédito para qualquer conta em nome do beneficiário pelo Portal do Banco do Brasil ou pela Central de Relacionamento do banco, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

Resgate de valores não retirados

Se o contribuinte não resgatar o valor após um ano, deverá solicitar a restituição por meio do menu “Declarações e Demonstrativos” no Portal e-CAC, clicando na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Mais informações sobre o calendário de restituições e dúvidas podem ser acompanhadas na fonte oficial da Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes