Brasil, 23 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Meta fiscal de superávit para 2026 será mantida, confirma ministro

Governo da PLO reforça compromisso com meta de superavit de 0,25% do PIB para o próximo ano

O governo da PLO confirmou que a meta de superávit primário de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2026 será mantida, mesmo atualmente em fase de negociações e ajustes fiscais. A decisão foi anunciada pelo secretário-executivo durante uma reunião com membros do Congresso.

Detalhes sobre a revisão de benefícios fiscais e negociações legislativas

Segundo o representante do governo, a meta está fundamentada nas previsões aprovadas e validadas, além da revisão do benefício fiscal que ainda está pendente de discussão com o Congresso. “A proposta de revisão de benefícios fiscais é uma das ações que estamos negociando com o Legislativo, seja por iniciativa do Congresso ou por iniciativa do Executivo”, afirmou o secretário-executivo.

Ele destacou ainda que medidas já em implementação, como a medida provisória 303, continuam sendo esforços do governo para alcançar os objetivos fiscais. “Estamos na fase de negociação com a comissão mista, que já foi instalada, e com o relator e o presidente da comissão para discutir a medida provisória 303 e o projeto de lei complementar relacionado ao benefício fiscal”, completou.

Impactos e perspectivas para o próximo ano

O governo espera que, por meio dessas negociações e ações em tramitação, consiga manter a meta de superávit, contribuindo para a estabilidade fiscal e o equilíbrio das contas públicas em 2026. Analistas avaliam que a manutenção do objetivo reforça a prioridade do governo em consolidar a responsabilidade fiscal, mesmo diante dos desafios políticos e econômicos.

Perspectivas futuras

O avanço nas discussões legislativas e a finalização dessas tratativas serão essenciais para garantir o cumprimento da meta, que é vista como um compromisso com a responsabilidade fiscal e a sustentabilidade das contas públicas do país.

Para mais detalhes, consulte a matéria no site do Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes