Brasil, 23 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Cardeal Pizzaballa condena devastação em Gaza e reafirma compromisso da Igreja com os refugiados

Cardeal Pierbattista Pizzaballa destaca a destruição na Gaza e garante apoio aos cristãos e todos os cidadãos afetados pelo conflito.

Na terça-feira, o Latin Patriarca de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, falou sobre a devastação causada pela guerra entre Israel e Hamas em Gaza, reforçando que a Igreja “nunca abandonará” as pessoas que sofrem na cidade.

Devastação em Gaza e a caminhada pelas ruínas

Durante uma conferência de imprensa realizada no Centro Notre Dame de Jerusalém, Pizzaballa e o Patriarca grego-ortodoxo de Jerusalém, Theophilos III, relataram a visita pastoral feita em 18 de julho, na qual testemunharam as condições precárias em que as famílias estão vivendo após os ataques. Eles caminharam por ruínas, atravessando áreas cobertas de poeira, entre edifícios colapsados e acampamentos improvisados.

“Passamos por meio do pó das ruínas, ao lado de edifícios desmoronados e tendas espalhadas por todos os lados: nos pátios, vielas, ruas e até na praia”, descreveu o cardinal. “Tendas que se tornaram o único teto para aqueles que perderam tudo.”

Compromisso da Igreja com a população de Gaza

Pizzaballa reforçou seu compromisso com as comunidades cristãs de Gaza, mas afirmou que a missão da Igreja na região é de acolhimento a todos. “Nossas instituições — hospitais, abrigos, escolas, paróquias como Santa Porfíria, a Sagrada Família, o Hospital Árabe Ahlí, a Caritas — são espaços de encontro e partilha para cristãos, muçulmanos, fiéis, duvidosos, refugiados e crianças”, declarou.

O cardeal também enfatizou a importância de respeitar o direito internacional humanitário e reforçou o apelo do Papa Leo XIV, feito no Angelus do último dia 20, para que a comunidade internacional proteja os civis e facilite a entrada de ajuda humanitária. “A demora na entrega de alimentos, água, medicamentos e abrigo é uma questão de vida ou morte”, alertou.

Testemunhos de fé e esperança em meio à crise

Durante sua visita, Pizzaballa testemunhou atos de fé e resistência da população, incluindo mães preparando comida, enfermeiros tratando ferimentos com delicadeza e pessoas de diferentes crenças orando a Deus, que “não se esquece de ninguém”.

“Cristo não está ausente de Gaza”, afirmou o cardeal. “Ele está presente — crucificado nos feridos, escondido sob os escombros, mas vivo em cada ato de misericórdia, em cada vela acesa na escuridão e em cada mão estendida aos que sofrem.”

Perspectivas e chamados à solidariedade

Pizzaballa concluiu destacando a importância da solidariedade internacional e do esforço conjunto de atores locais e globais na ajuda humanitária. “Precisamos atuar rapidamente, pois cada hora sem comida, água e medicamentos aumenta o sofrimento”, enfatizou. Apoiando o trabalho de organizações humanitárias de todas as confissões, ele reforçou: “A dignidade humana deve prevalecer sempre”.

O religioso também ressaltou que, apesar da dor, há esperança e testemunhos de resiliência e fé entre os habitantes de Gaza, que continuam a demonstrar coragem e solidariedade, mesmo diante das adversidades extremas.

Para saber mais, acesse a fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes