
Cissa Guimarães no “Sem Censura”
A apresentadora Cissa Guimarães prestou uma emocionante homenagem à cantora Preta Gil durante o programa Sem Censura, exibido na TV Brasil nesta segunda-feira (21). A dedicatória foi especialmente significativa, considerando que Preta falceu no domingo (20), aos 50 anos, enquanto se submetia a um tratamento experimental contra o câncer nos Estados Unidos.
Emocionada, Cissa relembrou também a dor pela perda de seu filho Rafael Mascarenhas, que morreu em um atropelamento há 15 anos, no dia 20 de julho. “Meus amores, boa tarde! Todos nós fomos surpreendidos ontem com a passagem da minha amada, querida de todos nós, Preta Gil. […] Pretinha deu uma lição de amor à vida e virou sinônimo de amizade”, disse a apresentadora na abertura do programa.
Rafael esteve envolvido em um trágico acidente aos 18 anos, em 2010, enquanto andava de skate em um túnel fechado na Gávea, no Rio de Janeiro. Cissa aproveitou para destacar a coincidência da data, afirmando que o programa também seria dedicado ao filho. “Infelizmente, como o pai dela escreveu de um jeito tão brilhante, tão lindo e verdadeiro, às vezes, o amor tem que morrer para germinar”, refletiu a apresentadora. “Ontem foram 15 anos do meu filho Rafael. Então Rafael vai estar te esperando, que vocês se abracem muito.”
Cissa encerrou sua homenagem com um agradecimento sincero à cantora, direcionando palavras de conforto à família Gil. “Vá em paz, Pretinha. Muito obrigada por tudo, muita luz para você. […] Um beijo. Esse programa foi para o Rafa e para a Preta”.
Preta Gil havia viajado para os Estados Unidos em maio, buscando novas alternativas de tratamento para um câncer raro no intestino. A cantora passou seus últimos dias entre Nova York e Washington, acompanhada por familiares e amigos próximos, e faleceu cercada de amor e carinho.