A Arquidiocese de Curitiba, no Paraná, foi oficialmente anunciada como a sede do 7º Congresso Americano Missionário (CAM7), que ocorrerá em novembro de 2029. Este anúncio, feito na última sexta-feira, 18 de julho, traz grande expectativa para a Igreja no Brasil, que receberá este importante evento após 34 anos. O último congresso missionário continental no Brasil ocorreu em 1995, na Arquidiocese de Belo Horizonte.
Expectativas para o CAM7
Dentro do processo de candidaturas para acolher o CAM7, os bispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assinaram uma correspondência conjunta expressando o desejo de realizar o congresso em Curitiba. O CAM6, realizado em Ponce, Porto Rico, em novembro de 2024, reuniu cerca de 1.500 missionários de todo o continente, com uma delegação brasileira de 62 participantes. A missa de abertura do evento atraiu mais de 12 mil pessoas, evidenciando a grande mobilização em torno desses encontros.
Os Congressos Americanos Missionários têm o objetivo de despertar as Igrejas locais para o compromisso missionário, promovidos pelas direções nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) dos 22 países do continente americano, em comunhão com a conferência que acolhe o evento.
Caminho até 2029: preparação missionária sinodal
Ir. Regina da Costa Pedro, diretora das POM no Brasil e responsável pela coordenação do congresso, enfatizou a relevância do encontro. “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo. Foi isso que nos convocou na celebração do CAM6, em Porto Rico. E com essa mesma força, nos prepararemos para o CAM7 aqui no Brasil, com alegria na Arquidiocese de Curitiba”, afirmou Ir. Regina.
A recepção do CAM7 representa um voto de confiança na Igreja do Brasil, que será responsável pela preparação e realização deste congresso. Ir. Regina considera essa responsabilidade um “grande dom”, que contribui para o crescimento da Igreja como um corpo missionário, em prol de construir pontes entre diferentes culturas e comunidades.
Dom Maurício Jardim, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, destacou a importância do envolvimento das Igrejas locais na preparação para o CAM7. “Acreditamos que será uma experiência sinodal, envolvendo diferentes participantes da ação evangelizadora em nosso país. O processo de preparação é fundamental, pois não deve reduzir o Congresso a um mero evento missionário, mas promovê-lo como uma oportunidade de animação missionária em todas as regiões”, disse Dom Maurício.
Curitiba: o coração ecológico do Brasil e ponto de encontro para a missão
Curitiba, reconhecida por sua qualidade de vida, planejamento urbano e forte consciência ambiental, será o cenário desse importante evento. Com uma população de aproximadamente 1,96 milhões de habitantes (mais de 3,6 milhões na Região Metropolitana), a cidade é um vibrante polo cultural, influenciado por ondas migratórias europeias que enriquecem suas tradições e apreços culturais.
Além de um forte legado histórico e eclesiástico, a Arquidiocese de Curitiba, fundada em 1892 e elevada a arquidiocese em 1926, tem a estrutura e a experiência necessária para acolher o CAM7. Com mais de 460 padres e 142 paróquias, a Arquidiocese é um espaço adequado para a realização de eventos que promovam a partilha de experiências missionárias e o testemunho da fé.
O CAM7 não será apenas uma oportunidade para debates e reflexões, mas também uma experiência de imersão na cultura local. Curitiba é famosa por seus parques e áreas verdes, como o Jardim Botânico, complementando uma rica cena cultural com diversidades gastronômicas e festividades. Além disso, a cidade é um exemplo de sustentabilidade urbana, alinhada aos valores missionários.
Dessa forma, a Arquidiocese de Curitiba se coloca como um local que não apenas sediará o CAM7, mas que enriquecerá a experiência dos congressistas, promovendo um ambiente propício para o despertar da consciência missionária e o encontro entre povos de diferentes culturas.
Foto capa: Patryck Madeira