A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) realizou nesta terça-feira (16), o 3° Fórum Estadual de Aleitamento Materno. O evento que teve como tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno”, foi realizado no auditório Ursulino Martins e reuniu gestores, técnicos, profissionais da área e mães receptoras e doadoras de leite humano.

“O evento marca as comemorações do mês de maio, com a doação de leite humano, intensificando toda uma mobilização de apoio a essa causa que contribui de forma impactante para a redução da mortalidade de crianças prematuras e recém-nascidos de baixo peso”, pontuou Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da MDER.

A abertura do evento foi feita de forma remota pelo pesquisador João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH) e do Programa Iberoamericano de BLH, que destacou os avanços desde a implantação do banco de leite da MDER que tornaram o Piauí uma referência no que diz respeito a política de aleitamento materno.

“Acompanho essa ação no Piauí desde a sua origem, desde as primeiras instalações na maternidade. Tive a oportunidade de conhecer a todos e as lutas do trabalho, compromisso e iniciativas implementadas ao longo de todo esse tempo que fizeram do banco de leite da MDER um verdadeiro locus de ação, uma referência para todo o país”, destacou o profissional.

O secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz, também participou do evento. O gestor ressaltou a importância do banco de leite e reforçou o compromisso em melhorar cada vez mais o serviço no estado. “Estamos agilizando o processo para a aquisição de novos refrigeradores para ampliar a capacidade de armazenamento de leite humano”, destacou o secretário.

O evento contou ainda com a presença da primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, coordenadora do comitê técnico de acompanhamento do Pacto pelas Crianças. Na ocasião, foi homenageada e certificada como madrinha do banco de leite do MDER por conta da sua dedicação e serviços prestados na área da saúde, educação e assistência social.

“Como mãe e médica, para mim é uma honra estar aqui neste evento, muito importante no que diz respeito à conscientização sobre o aleitamento materno e a doação de leite humano. Sabemos que o primeiro estímulo que é dado ao recém-nascido é o aleitamento materno, porque através disso se cria o vínculo da mãe com o bebe além de desenvolver vários estímulos”, disse Isabel Fonteles.

Como doar?
Para ser doadora, a mãe deve estar saudável, alimentar seu bebê em livre demanda, não fazer uso de nenhum medicamento que interfira na amamentação e possuir caderneta de gestante com os exames do último trimestre atualizados. O bebê que recebe o leite doado é o recém-nascido prematuro, de baixo peso, com problemas neurológicos ou com infecção.

 

Fonte: Ascom Sesapi