O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, iniciou nesta terça-feira(16), a agenda de trabalhos acompanhando o dia letivo da Unidade Escolar Santa Inês, no bairro Dirceu Arcoverde em Teresina, com o intuito de ouvir as demandas de diretores e da comunidade escolar.
Pertencente à 21ª Gerência Regional de Educação (GRE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a unidade escolar oferta as modalidades de ensino fundamental, ensino médio e os cursos técnicos em Manutenção e Comércio e em Técnico em Informática, atendendo 737 estudantes.
A visita teve início com vistoria à manutenção predial que compreendeu os serviços de retelhamento, pintura, restauração das esquadrias (portas e janelas) e climatização. A modernização da estrutura conta com recursos estaduais orçados em R$ 132.068,53.
Ao lado da equipe de superintendentes, o secretário Washington Bandeira ouviu a direção, os coordenadores pedagógicos e vistoriou todos os cômodos da unidade para verificar como está a estrutura do prédio.
“Este contato com as nossas escolas é importante para entender sua rotina, ouvir os gestores, professores e alunos, visualizar a estrutura, quais são suas necessidades, para então agir sobre as lacunas que precisam ser preenchidas. Ao conversar com os estudantes é possível ter ideias concretas para as melhorias”, informou o secretário.
A escola recebeu, recentemente, melhorias na infraestrutura para atender os estudantes como a entrega de 130 conjuntos aluno (mesa e cadeira), novos pontos de acesso da internet, microcomputadores, 34 chromebooks e materiais pedagógicos para atendimento de pessoas com deficiência visual, entre outros.
Na sequência da visita, o secretário Washington Bandeira percorreu as salas de aula, conversou com os estudantes sobre os programas disponibilizados pela Secretaria da Educação, como a ampliação do ensino médio no novo regime de tempo integral com a oferta de cursos técnicos.
Tendo o estudante como protagonista, a gestão escolar da U.E. Santa Inês desenvolve diferentes programas como Circuito de Gestão; Projeto de Recomposição da Aprendizagem; Rumo à Aprovação; Projeto de Leitura; Oficinas das Profissões; Aprendizagem Inclusiva; e Família na Escola, contando com o suporte da Seduc.