Na quinta-feira, o comediante Jordan Klepper, do “The Daily Show”, satirizou Donald Trump após o ex-presidente alegar que Joe Biden nomeou Jerome Powell, atual presidente do Federal Reserve, de forma equivocada. Trump chegou a afirmar que considerava Powell um “péssimo” presidente do Fed, apesar de ter sido quem o nomeou em 2017 e de Biden ter renovado seu mandato em 2021.
Clareza em vídeo desmente versão de Trump sobre Powell
Klepper, de forma irônica, sugeriu que o público assistisse ao trecho onde Trump anuncia Powell como seu nomeado, em uma cerimônia na Casa Branca, na qual o ex-presidente elogiou o banqueiro: “forte”, “comprometido” e “inteligente” (vídeo). Isso contrasta totalmente com as declarações atuais de Trump, que agora o classifica como uma pessoa “estúpida” e um “idiota”.
“Vamos rever quando Joe Biden nomeou Jerome Powell e ouvir o que Biden disse”, brincou Klepper, colocando uma frase de Trump proferida na época, exaltando as qualidades do então nomeado. O episódio ressaltou o contraste entre o elogio feito por Trump na ocasião e as críticas recentes.
Desafios de Trump a Powell e a postura do Fed
O humorista também destacou as ameaças constantes de Trump de demitir Powell, o que, segundo a legislação, não seria permitido. Powell, ao ser questionado em novembro de 2022 se Biden poderia demiti-lo, respondeu de forma direta: “Não permitido por lei”.
“Ele tentou me demitir, mas o Fed foi firme”, brincou Klepper, ressaltando a postura de Powell, que permaneceu impassível às provocações do presidente. “Tente, idiota”, foi a frase dita por Powell na resposta, na qual reafirmou sua autonomia.
Implicações e reações na política
O episódio reforça a discrepância entre as declarações de Trump e seus atos, além de evidenciar o respeito de Powell às leis e à independência do banco central. Klepper encerrou sua análise reforçando a confusão das alegações do ex-presidente e destacando o impacto das suas versões sobre o quadro político atual.
Assista mais do humor de Klepper na íntegra no “The Daily Show” e confira as sátiras que continuam a questionar o discurso de Trump.
Esta matéria foi originalmente publicada no HuffPost (link externo).