Brasil, 19 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Arcebispo dos EUA pede, por paz e cessar-fogo imediato após ataque a igreja em Gaza

Arcebispo Broglio condena ataque à Igreja Católica em Gaza e reforça apelo por diálogo, dialogando com Netanyahu sobre crise humanitária

O arcebispo Timothy P. Broglio, presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, pediu nesta quinta-feira (18) pela paz e por um cessar-fogo imediato após o bombardeio à única igreja católica de Gaza, que resultou em mortos e feridos, incluindo o padre local.

Condenação do ataque à igreja católica em Gaza

Na coletiva de imprensa, Broglio expressou profunda preocupação com o ataque realizado em 17 de julho, que matou três pessoas e feriu nove, entre elas o padre Gabriel Romanelli. Segundo ele, “com o Santo Padre, os bispos católicos dos EUA estão profundamente entristecidos ao tomarem conhecimento das mortes e ferimentos na Igreja da Sagrada Família em Gaza, provocados por um ataque militar”.

“Nosso primeiro cuidado, naturalmente, é com o padre Gabriel Romanelli e todos seus fiéis, especialmente as famílias das vítimas”, afirmou o arcebispo. “Nossas orações estão com eles neste momento trágico.”

Apelo por diálogo e resolução pacífica

A declaração ocorre após um mensagem do Papa Leo XIV que, por meio de uma rede social, pediu pelo fim imediato das hostilidades. “Recomendo as almas dos falecidos à misericórdia amorosa de Deus Todo-Poderoso e rezo pelas suas famílias e pelos feridos. Renovo meu apelo por um cessar-fogo imediato. Apenas o diálogo e a reconciliação podem garantir uma paz duradoura”, afirmou o pontífice.

Broglio reforçou esse apelo, afirmando que “com o Santo Padre, continuamos a rezar e a advogar pelo diálogo e por um imediato cessar-fogo. Ontem foi a memória de Nossa Senhora do Monte Carmel; por sua intercessão, que haja paz em Gaza”.

Ponte de diálogo com o governo israelense

Na sexta-feira, o Papa Leo XIV recebeu telefonema do premier de Israel, Benjamin Netanyahu, após o ataque da Força de Defesa de Israel (IDF) à Igreja da Sagrada Família, em Gaza. Durante a conversa, o pontífice renovou seu apelo para a retomada urgente das negociações visando um cessar-fogo e o fim das hostilidades.

Ele expressou sua preocupação com a situação humanitária na região e destacou a necessidade de proteger locais de culto, fiéis, bem como toda a população de Palestina e Israel. “Só o diálogo e a reconciliação garantirão uma paz sustentável”, afirmou o Papa, que reiterou a urgência de evitar dano às instituições religiosas e civis.

Perspectivas futuras e esperança de paz

O apelo universal por paz é reforçado pelas palavras de Broglio, que concluiu: “Que, através da intercessão de Nossa Senhora do Monte Carmel, haja paz em Gaza e na região. Nosso desejo é que cesse a violência e que se abra caminho ao diálogo sincero para resolver as diferenças”.

Autoridades e comunidades religiosas continuam aguardando uma resposta efetiva às súplicas internacionais por fim às hostilidades e ao sofrimento civil. As próximas etapas dependerão de esforços diplomáticos continuados, com a esperança de uma solução que respeite os direitos de todos na região.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes