Brasil, 15 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Relatório do TCU revela que apenas Bolsa Família atingiu metas em programas do governo

Análise do TCU indica que, entre os principais programas, só o Bolsa Família cumpriu 100% das metas estabelecidas no primeiro ano do PPA 2024-2027

Bolsa Família atingiu todas as metas previstas. Esses programas representam 72,5% do orçamento empenhado em 2024, mas enfrentam dificuldades em alcançar os objetivos nas áreas de previdência, saúde, educação e infraestrutura.

Desempenho insuficiente em áreas estratégicas

Programas prioritários e objetivos não atingidos

Bolsa Família, que cumpriu integralmente suas metas de inclusão social, reduzindo a extrema pobreza, que atingiu 4,4% entre beneficiários, contra 11,2% entre não beneficiários em 2023.

Segundo o relatório, programas ligados à Previdência Social, atenção primária à saúde e educação básica tiveram desempenho intermediário, enquanto ações de infraestrutura de transporte rodoviário e ferroviário apresentaram baixa taxa de cumprimento — com apenas 11% das metas atingidas no caso das rodovias.

Principais dificuldades e avaliações

O relator também ressaltou que a escolha de indicadores de avaliação precisa ser aprimorada. Muitos índices utilizados atualmente avaliam quantidade de vagas ou matrículas, porém não medem efetivamente o aprendizado dos estudantes ou a melhoria na saúde pública. “Há um padrão de metas vagas e pouco vinculadas ao impacto real na vida das pessoas”, afirmou.

Impactos na avaliação das políticas públicas

Outra questão levantada foi a necessidade de aprimorar a metodologia de análise das filas de benefícios na Previdência e a desagregação regional dos dados. Além disso, várias metas apresentadas no PPA são genéricas, dificultando a avaliação do sucesso das ações.

Por fim, o ministro afirmou que as conclusões do TCU reforçam a importância de enfrentarmos desafios históricos de capacidade estatal, incluindo a necessidade de maior eficiência na gestão pública. “A prioridade do governo deve ser melhorar a execução dos programas e garantir que recursos públicos gerem benefícios concretos para a população”, avaliou.

Fachada do prédio do Tribunal de Contas da União (TCU) — Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
O Tribunal de Contas da União (TCU) — Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O Ministério do Planejamento afirmou, em nota, que as conclusões do TCU evidenciam a importância do Plano Plurianual na identificação de desafios estruturais e que o governo está empenhado na reorganização e reconstrução das capacidades estatais para melhorar a execução das políticas públicas. Veja também: Supercomputadores brasileiros turbinados com chips da Nvidia vão pesquisar IA.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes