Um jovem de 19 anos, que pediu para não ter seu nome divulgado, criou o jogo Blue Lock: Rivals no Roblox em apenas três meses. A obra, lançada no ano passado, atraiu mais de um milhão de jogadores simultâneos e gerou cerca de US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 28 milhões) mensais em compras na plataforma.
De desenvolvedor anônimo a proprietário de um sucesso milionário
Segundo o jovem, a venda do jogo para a empresa Big Studios, que já detém outros títulos na plataforma, ocorreu em março por um pagamento considerável. A compra foi facilitada pela valorização do jogo, que quebrou recordes e atraiu grande interesse de investidores. “Nosso objetivo sempre foi criar um entretenimento acessível e engajante”, afirmou o criador, que preferiu permanecer anônimo para preservar sua privacidade.
Roblox vira plataforma para venda de jogos lucrativos
O sucesso de Blue Lock: Rivals faz parte de uma mudança no ecossistema do Roblox. A plataforma, que há duas décadas começou como um espaço de criação gratuita por jovens, agora é um mercado bilionário onde desenvolvedores podem vender seus jogos por valores atingindo até oito dígitos — alguns com vendas superiores a US$ 100 milhões.
Transformação do mercado de jogos na plataforma
Dados recentes apontam que sete dos 15 jogos mais lucrativos do Roblox foram adquiridos de seus criadores originais em junho. Empresas, advogados especializados e desenvolvedores têm observado uma escalada na monetização, impulsionada por políticas que agora facilitam a transferência de propriedade dos jogos, antes consideradas violações das regras do Roblox. Segundo Connor Richards, advogado do Odin Law & Media, muitas dessas negociações acontecem por aplicativos como o Discord, por menores de idade que ganham centenas de milhares de dólares com suas criações.
Nova fronteira: recorde de jogadores e vendas milionárias
Em maio, o jogo Grow a Garden, líder de audiência, alcançou mais de 21 milhões de jogadores simultâneos, superando o sucesso do Fortnite, da Epic Games. A compra do título pelo estúdio Do Big Studios, que também adquiriu outros jogos de destaque, reforça o crescimento do mercado. A empresa investe em melhorias contínuas, muitas vezes colaborando com os próprios criadores para manter os jogos populares por meses ou anos.
Segundo David Taylor, analista especializado, o ecossistema de Roblox passou por uma transformação significativa. “Vemos uma mudança real, com criadores e empresas descobrindo que podem lucrar de forma sustentável vendendo jogos e propriedades dentro da plataforma”, afirmou. Os oito principais desenvolvedores da plataforma, até março, receberam cerca de US$ 36 milhões cada, e a expectativa é que o valor total pago aos criadores ultrapasse US$ 1 bilhão ao longo de um ano.
Geração de riqueza e empreendedorismo na nova era do Roblox
Advogados e especialistas apontam que investidores e jovens criadores vêm utilizando negociações no Discord para vender e comprar jogos, muitas vezes permanecendo anônimos. Relações comerciais têm gerado vendas de até dezenas de milhões de dólares, tornando-se um verdadeiro mercado de milionários, com desenvolvedores mais jovens ganhando destaque.
Para Connor Richards, advogado, “mais dinheiro em jogo atrai mais criadores, o que reforça a criatividade e a diversidade na plataforma.” Com o crescimento do setor, estima-se que o Roblox pode ultrapassar a marca de US$ 5 bilhões em pagamentos aos desenvolvedores até 2028.
Perspectivas de futuro
Com uma audiência que se aproxima dos 100 milhões de usuários diários, o Roblox está consolidando seu papel como uma plataforma de negócios e criatividade. A venda do jogo Blue Lock: Rivals e o aumento na lucratividade dos criadores reforçam que o universo virtual está transformando jovens em milionários e democratizando o mercado de jogos digitais.
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