O Ministério do Planejamento e Orçamento divulgou nesta segunda-feira (14) que o Brasil quitou R$ 1,3 bilhão em obrigações financeiras com organismos internacionais ao longo de 2025. Segundo a pasta, o país está em dia com 62 instituições externas, reforçando sua posição de cumprimento perante o sistema global.
Compromisso com organismos multilaterais e a ONU
O valor mais expressivo foi destinado à Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o pagamento integral das contribuições para o Orçamento regular da entidade e o Mecanismo Residual para Tribunais Criminais (IRMCT). Além disso, o governo brasileiro contribuiu para missões de paz das Nações Unidas, destacando o fortalecimento do multilateralismo.
“Os pagamentos reforçam o compromisso do país com o multilateralismo, a integração regional e a cooperação internacional, em áreas como comércio e finanças, saúde, direitos humanos, ciência e tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, afirmou o ministério em nota oficial.
Alcance das obrigações do Brasil em 2025
Desde 2024, o Brasil está na lista de países em dia com suas obrigações perante as Nações Unidas. A continuidade dos pagamentos em 2025 demonstra o compromisso do Brasil em valorizar o papel da ONU em um cenário global adverso, reforçando seu protagonismo no sistema multilateral.
Outros organismos internacionais
Entre os demais organismos com quitação efetuada pelo Brasil estão:
- Organização Mundial da Saúde (OMS);
- Organização Mundial do Comércio (OMC);
- Tribunal Penal Internacional (TPI);
- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);
- Organização Marítima Internacional (IMO);
- Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN).
Compromissos regionais e financeiros
Na esfera regional, o Brasil pagou suas obrigações à Organização dos Estados Americanos (OEA), Secretaria do Mercosul, Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e Organização Latino-Americana de Energia (Olade), entre outras.
Na área financeira, destacou-se a integralização das cotas na Corporação Financeira Internacional (IFC), vinculada ao Banco Mundial, fortalecendo sua participação nas decisões da instituição. Além disso, o Brasil iniciou o pagamento de cotas do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Foco na preservação ambiental e COP 30
Em 2025, o Brasil também honrou seus compromissos com organismos voltados à preservação do meio ambiente, como a Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e a CITES, em um ano marcado pela realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém.
Perspectivas futuras
Segundo o Ministério do Planejamento, o país continuará a pagar suas obrigações em 2026, reafirmando seu compromisso com o sistema multilateral e a importância da ONU no cenário global diante de desafios econômicos e ambientais.