Brasil, 14 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Governo lança programa Carro Sustentável e reduz IPI para veículos populares

A iniciativa faz parte do programa Mobilidade Verde e Inovação, incentivando veículos mais eficientes e acessíveis

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (11) a implementação do programa Carro Sustentável, que faz parte da estratégia Mobilidade Verde e Inovação (Mover). A medida visa incentivar a produção e compra de veículos mais eficientes, além de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos que não atendem a todos os critérios do programa voltado aos carros populares.

Novas regras para veículos e redução do IPI

Com a entrada em vigor do programa Carro Sustentável, o governo oficializou o incentivo à produção de carros que emitam menos poluentes e tenham maior eficiência energética. Além disso, anunciou a redução do IPI para veículos que não atingirem todos os requisitos do programa de carros populares, tornando-os mais acessíveis ao consumidor.

Segundo o Ministério da Economia, a medida busca estimular a indústria automotiva e facilitar a substituição de veículos antigos por modelos mais sustentáveis. Ainda de acordo com o ministério, a redução do IPI deve impactar positivamente nas vendas, especialmente em segmentos de menor valor e maior volume de unidades comercializadas.

Reações e perspectivas do mercado automotivo

Empresas do setor automobilístico já manifestaram otimismo com as mudanças. A Hyundai, por exemplo, anunciou a atualização de seus preços após a aprovação do IPI Verde, que beneficia veículos mais sustentáveis e de menor impacto ambiental (Fonte).

Analistas do mercado destacam que a medida deve ampliar o acesso de mais consumidores aos veículos novos, incentivando a entrada de modelos mais modernos e eficientes na frota brasileira. “Essa estratégia alinha-se à nossa política de combate às mudanças climáticas e à necessidade de modernização do parque veicular”, afirma Rafael Costa, especialista em economia de mobilidade.

Próximos passos e impactos esperados

O governo informou que irá publicar, nos próximos dias, as regulamentações detalhadas do programa, incluindo os critérios de elegibilidade para a redução do IPI. Espera-se que as primeiras linhas de produção ajustem seus modelos já no segundo semestre de 2025, visando atender às novas diretrizes.

Com o incentivo à produção de veículos mais sustentáveis e a redução de impostos, a previsão é de que haja um aumento na venda de carros econômicos, contribuindo para a redução das emissões e promovendo uma matriz de transportes mais limpa e eficiente.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes