Brasil, 12 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leo XIV cria nova Diocese católica em Quênia e nomeia seu primeiro bispo

A Diocese de Kapsabet foi fundada em julho de 2025, tornando-se a 28ª diocese na Igreja Católica do país, com seu primeiro líder espiritual nomeado.

O Papa Leo XIV anunciou nesta sexta-feira (10) a criação da Diocese de Kapsabet, no Quênia, e nomeou o padre John Kiplimo Lelei como seu primeiro bispo. A decisão foi divulgada pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé e reforça a expansão da Igreja na região.

Nova diocese em Kikuyu e liderança de Bishop Lelei

A Diocese de Kapsabet, que abrange o Condado de Nandi, foi estabelecida a partir da Diocese de Eldoret, sua sede original, e integrará a Conferência Episcopal do Quênia como a oitava diocese sob a Arquidiocese de Kisumu. Com aproximadamente 313.655 fiéis, representam cerca de 35,4% da população local, distribuídos em 36 paróquias e 52 sacerdotes.

O bispo eleito, John Kiplimo Lelei, nasceu em agosto de 1958 e foi ordenado sacerdote em 1985 na Diocese de Eldoret. Ele possui doutorado em teologia pela Universidade de Viena, na Áustria, e atuou como reitor no Seminário Maior de St. Thomas Aquinas, além de ter sido professor na mesma instituição.

A trajetória do primeiro bispo de Kapsabet

Lelei, que atualmente ocupa o cargo de vigário-geral na Diocese de Eldoret, foi consagrado bispo em maio de 2024 e recebeu a titularidade da Sé de Mons na Numídia. Em sua primeira reação após a nomeação, ele afirmou sentir uma mistura de alegria e responsabilidade.

“Este é um trabalho conjunto: dos sacerdotes, do clero e dos fiéis. Meu papel é servir ao povo de Deus com dedicação”, declarou Lelei em entrevista publicada na página oficial da Igreja.

A fé em Nandi e os desafios à frente

O bispo destacou a força da fé dos católicos na região, cujo crescimento reflete na maior quantidade de vocações e na presença de religiosos e leigos ativos na Igreja local. Além disso, reforçou sua intenção de promover unidade e fortalecimento do trabalhar em equipe na nova diocese.

“A Diocese de Kapsabet nasceu de orações e perseverança dos cristãos locais, expressão de uma fé viva há anos. Nosso objetivo é seguir fortalecendo essa caminhada”, afirmou.

Perspectivas para o futuro

Com a criação oficial, espera-se que a Diocese de Kapsabet contribua ainda mais para o desenvolvimento espiritual e social na região de Nandi, além de atuar na promoção de ações sociais, educacionais e pastorais em comunhão com o Papa e a Igreja universal.

A nomeação do primeiro bispo marca um momento importante de renovação e expansão da Igreja Católica no Quênia, fortalecendo a presença e o compromisso pastoral na região.

Para mais detalhes, acesse o comunicado oficial da Santa Sé e a página da Diocese de Kapsabet.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes