Brasil, 16 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

O que dá para comprar com 1 bilhão de dólares?

Entenda o real impacto de um bilhão de dólares e como essa riqueza supera a realidade da maioria das pessoas nos EUA e no mundo.

É difícil entender exatamente quanto é um bilhão de dólares. Para ilustrar, Elon Musk, uma das pessoas mais ricas do mundo, pode gastar 1 bilhão de dólares e isso equivale a um gasto de apenas 300 dólares para um americano médio, ou seja, uma quantia que quase ninguém consegue imaginar na prática. Enquanto isso, Musk poderia comprar um ano de assinatura Premium do Netflix para toda a população de Porto Rico, composta por 3,2 milhões de pessoas, e ainda sobrariam restos do valor.

Quanto dá para fazer com 1 bilhão de dólares?

Nos Estados Unidos, há atualmente 902 bilionários registrados, segundo a Forbes, mas cerca de 34% da população vive vivendo de salário em salário, de acordo com pesquisa da Bankrate. Isso mostra a disparidade entre a riqueza acumulada por poucos e a difícil realidade de milhões de cidadãos.

Gastando em moradia e lazer

O valor de 1 bilhão de dólares daria para pagar o aluguel mensal médio de uma pessoa em Nova York — cerca de 4.019 dólares — por aproximadamente 20.734 anos. Se preferir morar em um local mais acessível, na média de 1.635 dólares, o dinheiro duraria quase 51 mil anos! Além disso, seria possível comprar todos os burritos consumidos por japoneses, alemães, franceses, entre outros, e ainda sobrariam 5,3 milhões de unidades do lanche.

Impacto social e cultural

Se a vontade é acabar com a pobreza, esse valor daria para erradicar a crise em estados como Alasca, Vermont e Wyoming, com sobra de aproximadamente 120 milhões de dólares. Para os amantes de moda, daria para adquirir cerca de 78.740 bolsas Birkin — suficiente para presentear toda a população de Mônaco.

Luxo, viagens e entretenimento

Quer fazer a festa? Com 1 bilhão, seria possível fazer 41 shows privados da Beyoncé, que custa aproximadamente 24 milhões de dólares cada um, ou então comprar 312 apresentações de Bruno Mars, cujo valor estimado por show é de 3,2 milhões de dólares. Também dá para comprar um Porsche 718 Boxster para cada um dos 13.350 habitantes do Vaticano, ou então, ressuscitar toda a temporada final de Game of Thrones, que custou cerca de 15 milhões por episódio — e ainda sobraria dinheiro para assistir a várias reprises.

Educação e saúde

Se o objetivo é investir na educação, dá para pagar a mensalidade de mais de 25.000 estudantes universitários nos EUA por quatro anos, considerando uma média de 9.750 dólares por aluno. Para a saúde, o valor seria suficiente para cobrir a conta de parto de 52.631 recém-nascidos nos EUA — um número próximo à população de Greenland.

Gastos e possibilidades infinitas

Se preferir gastar tudo lentamente, a uma taxa de um dólar por segundo, levaria mais de 31 anos para gastar 1 bilhão de dólares. Já para doar essa quantia a uma taxa de um dólar por segundo, levaria cerca de 11,5 dias. Resumidamente, esse valor é tão grande que o comum se torna inimaginável na prática, reforçando a questão: bilhões de dólares nas mãos de poucos parecem um padrão injusto e insustentável.

Assim, fica a reflexão: bilhões de dólares, um montante que poderia transformar vidas, muitas vezes é concentrado nas mãos de poucos, enquanto milhões lutam diariamente por necessidades básicas. Talvez, em uma sociedade mais justa, esse tipo de riqueza deveria ser algo a ser repensado.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes