Brasil, 16 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Justiça brasileira manda BYD parar de vender carros com tecnologia de patente violada

A fabricante chinesa de veículos elétricos deve cessar imediatamente a venda de modelos que utilizam tecnologia 4G não licenciada, sob risco de multa.

A Justiça brasileira determinou que a montadora chinesa BYD suspenda a venda de veículos contendo tecnologia de rede 4G protegida por patente sem licença adequada. A decisão, divulgada na semana passada, foi motivada por uma ação de uma firma japonesa de licenciamento de patentes, a IP Bridge, que acusa a BYD de violar a patente PI 0908287-5, que cobre a oferta de rede 4G em veículos.

Violação de patente e pedidos de urgência

Segundo a alegação da IP Bridge, a BYD não firmou contrato de licenciamento, ao contrário de outras montadoras que utilizam a tecnologia mediante pagamento. A decisão judicial evidencia que a tecnologia de rede 4G utilizada pela BYD no Brasil foi desenvolvida pela parte autora, com laudos técnicos que comprovam a utilização indevida pela montadora chinesa.

“Restou demonstrada, ainda nos autos, a utilização da tecnologia desenvolvida pela parte autora, conforme laudos técnicos juntados ao processo, sendo evidenciado que a ré é a única montadora, no Brasil, que utiliza a referida tecnologia sem a devida remuneração”, afirmou a juíza responsável na decisão, datada da semana passada, mas só agora assinada e publicada nos autos.

Medidas judiciais e penalidades

De acordo com o despacho, a BYD deve interromper a venda de veículos com a tecnologia protegida pela patente PI 0908287-5 em até cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 20 mil, limitada a R$ 600 mil. Além disso, a montadora foi ordenada a apresentar, em dez dias, as medidas que adotou para cumprir a decisão liminar.

A juíza também determinou a nomeação de um perito que irá aprofundar a análise do mérito do processo, avaliando a extensão da violação de patente por parte da fabricante chinesa.

Repercussões e próximas etapas

A decisão reforça a disputa acirrada no mercado de veículos elétricos, especialmente no Brasil, onde a tecnologia 4G é essencial para conectividade e funcionalidade dos carros. A BYD ainda pode recorrer da decisão ou apresentar defesa no processo de mérito, cuja análise está em curso.

Para acessar a matéria completa, visite o site do Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes