Nesta quinta-feira (10), o Teatro João Paulo II recebeu o espetáculo “Pé de Ritmo”, organizado pela coordenadora de dança da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Vanessa Sousa. A apresentação, que teve casa lotada, celebra as obras das oficinas de dança realizadas no espaço e também será reprisada neste domingo, dia 13 de junho.
Raízes nordestinas e movimento como expressão de pertencimento
Vanessa Sousa explica que o espetáculo é o resultado das oficinas de dança realizadas no Teatro João Paulo II: “Inspiradas nos ritmos nordestinos e em memórias do corpo, as apresentações celebram o movimento como forma de encontro, criação e pertencimento”, diz.
Destaques e participação dos alunos
Como culminância das oficinas, a intenção é evidenciar os aprendizados das alunas, com diferentes apresentações que demonstram os talentos de todas as turmas. Neste dia, os alunos da oficina de teatro também fizeram parte da apresentação, enriquecendo ainda mais a experiência.
Emoção e gratidão na apresentação
Vanessa relata sua admiração ao ver o resultado do processo de aprendizado ganhando vida no palco: “Ver cada criança dançando com brilho nos olhos, sentir a presença das famílias acompanhando e torcendo, tudo isso me emociona profundamente. Eu também já fui uma criança que participou de projetos como esse, então estar aqui hoje, como coordenadora, é muito gratificante. É como fechar um ciclo e, ao mesmo tempo, abrir espaço para que outras histórias comecem. Esse momento mostra que a arte transforma, conecta e continua”, conclui.