Brasil, 16 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Nova boneca Barbie com diabetes tipo 1 chega ao mercado com detalhes impressionantes

A primeira Barbie representando uma pessoa com diabetes tipo 1 traz acessórios realistas, promovendo inclusão e conscientização.

A fabricante de brinquedos Mattel lançou uma Barbie que representa uma pessoa com diabetes tipo 1, marcando um avanço na diversidade e na inclusão de personagens na linha de bonecas. A iniciativa faz parte de esforços para ampliar a representatividade e inspirar crianças com diferentes realidades.

Detalhes autênticos que refletem a condição

A boneca veste um monitor contínuo de glicose (CGM) no braço, que acompanha a leitura de níveis de açúcar no sangue, além de segurar um telefone com um aplicativo na tela. Ela também possui uma bomba de insulina acoplada à cintura e uma bolsa azul para carregar suprimentos ou lanches, detalhes que reforçam a fidelidade ao dia a dia de quem vive com diabetes tipo 1.

Seu traje é azul, com um top e saia de poás, simbolizando elementos de conscientização sobre o diabetes. Segundo a Mattel, as cores e o design remetem a símbolos de sensibilização ligados à condição.

Compromisso com a diversidade e inclusão

A nova Barbie faz parte da linha Fashionistas, que já apresenta personagens com diferentes tons de pele, cores e texturas de cabelo, além de pessoas com deficiências e outros tipos físicos. No início de 2023, a Mattel também lançou sua primeira boneca com síndrome de Down, reforçando sua iniciativa de representar toda a diversidade.

Impacto social e conscientização

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), cerca de 11,6% da população americana, ou seja, aproximadamente 38,4 milhões de pessoas, têm diabetes — com cerca de 2 milhões com o tipo 1, incluindo 304 mil crianças e adolescentes menores de 20 anos. A iniciativa da Mattel visa promover maior visibilidade e conscientização sobre a condição.

A boneca foi apresentada na Congresso Infantil 2025, organizado pela organização Breakthrough T1D, na cidade de Washington, D.C., nesta semana. A organização também reforça a importância do financiamento federal para pesquisas, especialmente para o Programa de Diabetes Especial, que está em foco na luta pelo combate à doença.

Perspectivas futuras e impacto na representatividade

Especialistas destacam que ações como essa ajudam crianças a se enxergarem nas bonecas, promovendo autoestima e conscientização. A validade da iniciativa se reforça pelo combate ao estigma e pela ampliação do entendimento sobre o diabetes na sociedade brasileira e mundial.

Para a diretora de estratégia de marketing da Breakthrough T1D, Emily Mazreku, “é fundamental que Barbie ajude o mundo a ver T1D e as pessoas incríveis que vivem com ela”.

O lançamento também reforça o compromisso da Mattel com a diversidade, ampliando a representação na linha de brinquedos e promovendo a inclusão de crianças com diferentes realidades.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes