A iniciativa positiva da Unidade Escolar Letícia Macedo, localizada no município de Anísio de Abreu, com o Projeto Senta Aqui, foi reconhecida no edital de projetos Educativos Extraordinários, da Rede de Líderes da Fundação Lemann. O projeto da escola jurisdicionada à 13ª GRE ampliou a troca de experiências entre os estudantes mediada pelos professores.
O reconhecimento da metodologia aplicada na escola aconteceu nesta quinta-feira (27), após a professora Rosa Luzia inscrever o colégio no edital disponibilizado para membros da Rede de Líderes da Fundação Lemann. O edital foi apresentado no Grupo de Trabalho da Educação, organizado pela Fundação Lemann, do qual a idealizadora faz parte e reúne professores membros da Rede de Líderes.
“Enviei o projeto Senta Aqui e passamos para a segunda fase e, na sequência, foi aprovado para ser financiado. Foi com grata alegria que recebemos a notícia e todos da escola estão felizes, pois o recurso irá ajudar na execução do projeto. É uma iniciativa que, além de melhorar a saúde mental dos alunos, contribui para o protagonismo estudantil”, explicou a professora idealizadora. Após o recebimento do recurso, a Rosa Luzia vai enviar um relatório da execução e apresentá-lo no Encontro Anual dos Talentos da Educação.
PROJETO SENTA AQUI – A escuta de sentimentos e emoções de estudantes visa trabalhar por meio de escutas e rodas de conversas de interesse dos deles, os quais devem, depois de debater os temas propostos, realizar ações concretas e apontar soluções para problemas de sua turma, grupo, escola ou comunidade, garantindo assim um espaço de voz e contribuindo para o protagonismo e melhoria do seu emocional.
O projeto foi elaborado por Rosa Luzia e está sendo executado pelos professores de Projeto de Vida e Eletivas, em colaboração com pessoas da comunidade, envolvendo alunos das turmas de ensino fundamental e médio.
Desenvolvendo maior autonomia e coletividade, a estratégia de integração entre os estudantes com atividades de roda de conversa receberá o financiamento total orçado em R$ 3.500,00 para auxiliar na execução do projeto.
Dentro do cotidiano escolar, a coordenadora pedagógica e idealizadora do projeto afirma que a roda de conversa é uma técnica que prestigia o diálogo, ampliando a comunicação no processo de ensino-aprendizagem e promovendo o conhecimento sobre um determinado tema.
“As rodas de conversas acontecem durante as aulas de Projeto de vida e Eletivas sempre no pátio da escola. Nesse primeiro mês atingimos seis turmas do ensino médio e já iniciamos com os alunos do fundamental. A meta é atingir 100% dos nossos alunos até o final do semestre e as escolas de outras cidades no próximo semestre”, informou Rosa Luzia.