Na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto, a seleção brasileira feminina de futebol embarcou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com destino a Quito, no Equador. A equipe irá disputar a Copa América, cuja estreia está marcada para o próximo domingo, 13 de agosto, contra a Venezuela, às 21h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Brasil.
Preparação para os desafios da Copa América
Antes de sua primeira partida pelo Grupo B, que também conta com as seleções da Bolívia, Paraguai e Colômbia, as atletas terão dois dias de preparação em Quito, nos dias 11 e 12 de agosto, a partir das 18h, no Centro de Treinamento da LDU. Nos últimos seis dias, as jogadoras estiveram em treinamento intensivo na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.
Abertura antecipada do torneio
A abertura da Copa América, que estava prevista para sábado, 12 de agosto, foi antecipada para a noite desta sexta-feira (11) por decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O primeiro jogo do torneio será entre Equador e Uruguai, que ocorrerá às 21h nesta sexta. O torneio contará com a participação de 10 seleções, divididas em duas chaves de cinco equipes.
Busca pelo nono título da Copa América
A seleção brasileira feminina está em busca de conquistar seu nono título da Copa América, um feito que consolidaria ainda mais sua trajetória de sucesso no futebol feminino. O Grupo A é composto pelo anfitrião Equador, além da Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Apenas os dois melhores de cada grupo avançarão para as semifinais, que acontecerão nos dias 28 e 29 de julho. A final do torneio está marcada para o dia 2 de agosto.
Classificação para as Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos
Além do título, as seleções que chegarem à final garantirão uma vaga na próxima edição das Olimpíadas, que ocorrerão em Los Angeles, Estados Unidos, em 2028. O torneio também assegurará a presença dos cinco melhores colocados nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2027.
Vale lembrar que, até a última edição em 2022, a Copa América classificava as equipes para a Copa do Mundo. No entanto, pela primeira vez na história, a qualificação para o Mundial Feminino de 2027, que ocorrerá no Brasil, será disputada por eliminatórias. Serão oferecidas duas vagas diretas e mais duas na repescagem, o que aumenta a competitividade e a importância do torneio.
A seleção brasileira feminina entra em campo em busca de não apenas mais um título, mas também da reafirmação da força e do potencial do futebol feminino no Brasil. Com a torcida e apoio dos fãs, as jogadoras estão prontas para fazer história mais uma vez no continente.
Para mais atualizações, siga a Agência Brasil no Instagram.