Brasil, 16 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Nova Barbie com diabetes tipo 1 chega ao mercado e aumenta representatividade

A nova boneca da Barbie, com diabetes tipo 1, reforça a inclusão e reflete detalhes precisos de equipamentos médicos usados por pacientes

A Mattel lançou uma Barbie que representa uma pessoa com diabetes tipo 1, marcando um avanço na diversidade e inclusão nas suas linhas de bonecas. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (21), como parte de uma iniciativa maior de tornar as bonecas mais representativas de diferentes realidades.

Detalhes autênticos que refletem a vida real

A boneca usa um monitor de glicose contínuo (CGM) no braço, além de um aparelho de aplicação de insulina na cintura, acompanhada de uma bolsa azul para transportar medicamentos ou lanches. Ela também segura um celular com um aplicativo, simulando o gerenciamento diário do diabetes.

A vestimenta da Barbie é azul com estampa de bolinhas, uma referência às campanhas de conscientização sobre diabetes. Segundo a Mattel, o design foi elaborado em parceria com a organização Breakthrough T1D, que atua em pesquisas e defesa de pacientes com diabetes tipo 1.

Inclusão na linha Fashionistas e impacto social

Assim como outras bonecas da linha Fashionistas, que já apresentam diferentes tons de pele, tipos de cabelo, deficiências e corpos variados, a Barbie com diabetes reforça o compromisso da Mattel com a diversidade. Em 2023, a marca também lançou sua primeira boneca com síndrome de Down.

“Ver uma Barbie que representa uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo é algo que pode inspirar crianças a se enxergarem nas bonecas”, afirmou Emily Mazreku, diretora de estratégia de marketing na Breakthrough T1D. Ela também destacou o valor de aumentar a visibilidade de quem vive com a doença.

Conscientização e advocacy na luta contra o diabetes

A introdução da boneca ocorreu durante o Congresso Infantil 2025, promovido na capital dos EUA, Washington, D.C., onde a organização advocacy também reforça a importância do financiamento contínuo para pesquisas sobre o diabetes tipo 1.

Dados da CDC indicam que, em 2021, aproximadamente 2 milhões de americanos com menos de 20 anos tinham diabetes tipo 1, representando cerca de 304 mil crianças e adolescentes.

Impacto e futuro da representação

A iniciativa da Mattel reforça a tentativa de criar uma cultura de maior empatia e compreensão sobre as condições de saúde, incentivando também outros fabricantes a diversificarem suas linhas de brinquedos. A expectativa é que a boneca ajude muitas crianças a se sentirem mais incluídas e representadas no universo das bonecas.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes