No último sábado (6), durante missa na Igreja do Imaculado Coração de Maria, em Knightsbridge, Londres, o provost Father Julian Large fez um apelo aos membros do Parlamento (MPs) católicos, especialmente aqueles que votaram a favor do aborto até o nascimento ou do suicídio assistido, para que busquem a confissão antes de receber a Eucaristia.
Convocação à reflexão e necessária penitência
Na homilia, Large destacou a situação recente envolvendo o deputado Chris Coghlan, que votou favoravelmente ao projeto de auxílio ao suicídio assistido e posteriormente criticou publicamente seu pároco por ter se negado a lhe conceder a comunhão devido a sua posição contrária aos ensinamentos da Igreja.
Antes da votação do projeto de lei, o padre Ian Vane, pároco de Coghlan, informou ao parlamentar que, ao votar pelo suicídio assistido, ele se tornaria um pecador obstinado e, por isso, não poderia receber a Eucaristia. Após a votação, o próprio Vane anunciou publicamente na missa que o deputado havia violado a legislação canônica e, por isso, estaria privado do sacramento.
Coghlan afirmou nas redes sociais que a atitude do padre o teria coagido, alegando representar a vontade de seus eleitores, o que gerou polêmica e críticas ao sacerdote por suposta tentativa de coerção.
Recomendação do padre Large para os fiéis
O sacerdote elogiou a coragem de Vane em chamar o deputado ao arrependimento, e lembrou que o próprio apelo se aplicava a todos os católicos presentes na missa. “Se houver quem vote contra os ensinamentos da Igreja, é importante que se arrependam e recebam absolvição antes de se aproximarem da comunhão”, afirmou Large.
Ele também enfatizou a necessidade de os fiéis avaliarem se estão recebendo a comunhão de forma digna, abordando o sacramento como se fosse a primeira e última vez, para refletir sobre a própria fé.
Desafios na prática religiosa e o papel dos pais
Em uma publicação recente no boletim parroquial, Large criticou a falta de piedade e seriedade dos pais na recepção da primeira comunhão de seus filhos na orla oratoriana, observando a descontração dos adultos que, muitas vezes, transformam a cerimônia religiosa em evento social mais próximo de uma celebração informal do que de uma ocasião sagrada.
Após a controvérsia, Coghlan comentou na rede social X (antigo Twitter): “Achava que um deputado poderia manter sua religião privada, mas parece que há discussão sobre a minha. Se o espaço na Igreja Católica for limitado àqueles que aderem a tudo, isso é uma pena.”
O Brompton Oratory e o fortalecimento da tradição católica
A igreja, que faz parte da Congregação da Oratória de São Filipe Néri, tem se destacado como um centro de renovação na Igreja Católica do Reino Unido, atraindo milhares de fiéis nos finais de semana, incluindo muitos jovens interessados em práticas tradicionais.
Segundo fontes do Catholic News Agency, a postura do padre Large reforça a preocupação da Igreja em estimular uma prática mais consciente e penitente quanto à recepção da Eucaristia.