Brasil, 8 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Inicia primeira semana diocesana de liturgia em Bissau

A Semana Diocesana de Liturgia ocorre até 11 de julho em Mansoa, promovendo a participação ativa dos fiéis nas celebrações.

Teve início esta segunda-feira, 7 de julho de 2025, na Paróquia Santa Ana de Mansoa, a primeira Semana Diocesana de Liturgia da Diocese de Bissau. O evento, promovido pela Comissão Diocesana de Liturgia, decorre até o dia 11, sob o lema “Desiderio Desideravi” (“Desejei ardentemente” – Lc 22,15), com o objetivo de reforçar a participação consciente, ativa e frutuosa dos fiéis nas celebrações litúrgicas.

Participação expressiva no evento

Mais de 250 participantes, oriundos de várias paróquias, marcam presença no encontro, entre responsáveis paroquiais pela liturgia, maestros, compositores de cânticos religiosos, leitores, salmistas, acólitos, coristas, ministros extraordinários da comunhão, sacristães, “anjos da porta” e animadores da Palavra.

Na sessão de abertura, o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, padre António Imbombo, sublinhou a importância do encontro:

“Ao longo desta semana, vamos refletir sobre a Carta apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco, que nos convida a redescobrir a beleza da celebração litúrgica. É um apelo à formação litúrgica do povo de Deus e ao fortalecimento da fé através da participação ativa na liturgia.”

Padre António Imbombo, coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia
Padre António Imbombo, coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia

A importância da liturgia nas comunidades

A Irmã Eurizanda José Carlos Cá, também membro da comissão, destacou a necessidade de melhorar a organização litúrgica nas Comunidades:

“Esperamos ver, nas paróquias, uma liturgia mais viva, participada e com maior envolvimento dos leigos.”

Já o biblista padre Domingos Cá, formador no evento, chamou a atenção para o valor da liturgia na vida cristã: “Cada cristão deve preparar-se interiormente para participar da Eucaristia com fé, reverência e compromisso”, sublinhou.

O sacerdote fez ainda um apelo ao respeito pelos espaços sagrados: “Assim como nas religiões tradicionais africanas o sagrado é profundamente respeitado, também na Igreja devemos valorizar e proteger os nossos lugares de culto.”

Centenas de fiéis participam, em Mansoa, na Semana Diocesana de Liturgia
Centenas de fiéis participam, em Mansoa, na Semana Diocesana de Liturgia da diocese de Bissau

Programação rica e diversificada

A programação da Semana inclui sessões formativas pela manhã e painéis temáticos à tarde, dedicados à música e canto litúrgico, proclamação da Palavra, serviço ao altar, ministério da comunhão, acolhimento e sacristia.

Ao final da semana, a organização espera que os participantes regressem às suas comunidades com um novo impulso pastoral, promovendo uma liturgia mais viva, bem preparada e verdadeiramente participada.

Oiça aqui a reportagem e partilhe

Para mais informações sobre a Semana Diocesana de Liturgia, visite o link da fonte.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes