A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), realizou nesta segunda-feira (7) a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O encontro aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, na zona Norte da capital.
Debates e propostas em defesa da igualdade racial
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o evento buscou criar um espaço de escuta, debate e construção coletiva em prol dos direitos do povo negro, da igualdade de oportunidades e da reparação histórica no Brasil. Representando o prefeito Silvio Mendes, o secretário municipal de Comunicação, Ellyo Teixeira, participou do encontro.
A gerente executiva da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos (CEDH/SEMCASPI), Ione Ribeiro, destacou a importância da conferência: “É um instrumento fundamental de participação democrática, onde diversas representações podem dialogar, apresentar demandas e contribuir com estratégias que fortalecem a inclusão racial e o enfrentamento ao racismo em todas as suas formas.”
Participação e impacto social
Ione Ribeiro reforçou que o encontro foi um momento de fortalecimento dos debates sobre justiça social, equidade e combate ao racismo estrutural no país. “A conferência se configura como um espaço essencial de escuta, construção coletiva e proposição de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial”, afirmou.
Sensibilidade do poder público frente à pauta
A gerente pontuou que a realização do evento demonstra o compromisso da gestão municipal com uma pauta que é histórica e urgente. “Ao promover este importante momento, o prefeito Silvio Mendes evidencia sua sensibilidade e responsabilidade com a questão étnico-racial”, concluiu Ione Ribeiro.