Brasil, 6 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

O que dá para comprar com 1 bilhão de dólares

Entenda na prática o que é um bilhão de dólares e como esse dinheiro fictício poderia transformar vidas e fazer diferentes compras.

Quanto realmente vale um bilhão de dólares? Para ilustrar essa quantia extraordinária, imagine que Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo, poderia gastar 1 bilhão de dólares e ainda assim sobrariam recursos suficientes para pagar as contas de todos os 3,2 milhões de habitantes de Porto Rico por um ano — e ele ainda teria dinheiro sobrando!

O que um bilhão de dólares compra na prática

Nos Estados Unidos, o gasto médio mensal de uma pessoa com aluguel é de aproximadamente 1.635 dólares. Com esse valor, alguém poderia pagar seu aluguel por quase 51 mil anos. Se preferir morar em Nova York, onde o pagamento médio é de cerca de 4 mil dólares, essa quantia duraria mais de 20 mil anos — tempo suficiente para viver várias vidas.

Sabia que com 1 bilhão de dólares seria possível comprar todos os burritos de uma rede popular de fast-food em vários países? Você poderia distribuir mais de 5 milhões de burritos para pessoas ao redor do mundo, começando por Japão, Alemanha, França, entre outros.

Possibilidades de transformação social e cultural

Erradicação da pobreza e educação

De acordo com estudos, seria viável eliminar a pobreza em certos estados americanos, como Alasca, Vermont e Wyoming, com parte do seu dinheiro. Além disso, o valor seria suficiente para pagar a faculdade de mais de 25 mil estudantes, financiando quatro anos de ensino superior.

Lazer, moda e entretenimento

Quer gastar em roupas de luxo? Com 1 bilhão de dólares, você poderia comprar cerca de 78.740 bolsas Birkin — o suficiente para presentear toda a população de Mônaco. Alternativamente, daria para adquirir mais de 5 milhões de pares de tênis Nike, suficiente para calçar toda a população da Irlanda ou Nova Zelândia várias vezes.

Se a sua paixão é música, com esse dinheiro é possível assistir a Beyoncé em 41 shows privativos, ou ainda contratar Bruno Mars para aproximadamente 312 shows — ou seja, um a cada mês por alguns anos.

Carros, filmes e saúde

Quer um carro de roteiro? Com 1 bilhão, dá para comprar mais de 13 mil Porsche 718 Boxster, ou distribuir uma para cada residente da Cidade do Vaticano — sobrando ainda bastante dinheiro.

Se preferir, pode reescrever episódios de Game of Thrones, que custaram cerca de 15 milhões de dólares cada, repetindo a produção até 11 vezes com o seu orçamento.

Na área da saúde, o custo médio de uma internação para o parto nos EUA é de aproximadamente 19 mil dólares. Com seu bilhão, você poderia pagar esse procedimento para mais de 52 mil recém-nascidos — mais que a população de muitos países.

O verdadeiro valor do dinheiro

Por fim, vale refletir que, embora o valor de um bilhão pareça inimaginável, a desigualdade social e econômica torna visível o quanto essa quantidade de recursos não é proporcional ao bem-estar coletivo. Enquanto alguns gastam bilhões em festas e consumo, milhões de pessoas lutam por condições básicas de vida.

Ou seja, por trás de números e possibilidades, surge uma provocação: realmente, bilhões deveriam existir para poucos? Talvez seja hora de repensar a distribuição de riquezas no mundo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes