Nesta quarta-feira(12), uma equipe da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) participou da palestra “Acolhimento, Empatia e Cuidado no Atendimento em Ouvidoria”, ministrada pelo psicólogo Rafael Ferro. O encontro foi promovido pela Ouvidoria Geral do Estado do Piauí, órgão que ressaltou a relevância da parceria com o Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.
A assessora técnica e ouvidora setorial da Sempi, Carla Sandra, falou sobre o evento. “Esse momento de formação é muito importante porque irá contribuir de forma efetiva na melhoria do acolhimento da (o) cidadã (o), de forma empática, observando o cuidado, a escuta ativa, privilegiando a qualidade no atendimento ao público de forma democrática, fazendo os devidos encaminhamentos e acompanhamentos”, disse.
Durante a palestra, o psicólogo Rafael Ferro pontuou que é preciso avançar na desconstrução da imagem da função da Ouvidoria no Estado, bem como da necessidade de se trabalhar com indicadores. “Quem busca os serviços da Ouvidoria quer ser acolhido e o nosso papel é acolher, encaminhar os serviços e solucionar a demanda da melhor forma possível. Por isso, ter fluxos de atendimento previstos faz com que o profissional consiga cotidianamente agir de maneira profissional, respondendo da melhor forma a demanda solicitada”.
O Ouvidor-Geral do Estado, Raimundo Dutra, destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Mulheres, com políticas públicas na área das mulheres e que parceira da Ouvidoria Geral do Estado no Programa Pró-Equidade e pontuou a relevância das boas práticas nas instituições estaduais, ou seja, cultivar comportamentos que agreguem mais valor. “Aqui na Ouvidoria também fazemos esse trabalho de sensibilizar cotidianamente para que tenhamos ações e práticas, que estimulem a servidora e o servidor a crescer, capacitar para desenvolver melhor o seu trabalho”, concluiu.