Brasil, 4 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

seminário capacita padres para mudanças no ministério sacerdotal

A IMBISA promove seminário na África do Sul para preparar padres de seis países para transições pastorais e promover sinodalidade.

Entre os dias 23 e 27 de junho de 2025, o Instituto Lumko, na África do Sul, foi o palco de um importante seminário promovido pela Associação Inter-regional de Bispos da África Austral (IMBISA), com o objetivo de capacitar padres de Angola, Moçambique, Lesoto, Namíbia, África do Sul e Zimbabwe a gerenciar mudanças no ministério sacerdotal de forma equilibrada e consciente.

Objetivos do seminário

O encontro, intitulado “Capacitar os padres para a mudança”, reuniu 25 sacerdotes e contou com a participação de especialistas em gestão de mudanças e saúde mental. Entre os facilitadores estavam Albert Dhafana, especialista em recursos humanos do Zimbábue; o psicólogo moçambicano Paulo Massango; e Dom Masilo John Selemela, bispo auxiliar da Arquidiocese de Pretória, cuja palestra sobre sinodalidade e comunhão sacerdotal deixou uma impressão marcante nos participantes.

Padre Nelson Raúl Kotelo Colo, da Arquidiocese de Luanda, e Padre Vidal da Cunha Silva, missionário Espiritano (CSSp) em Moçambique
Padre Nelson Raúl Kotelo Colo, da Arquidiocese de Luanda, e Padre Vidal da Cunha Silva, missionário Espiritano (CSSp) em Moçambique.

Reflexões dos participantes

Durante o seminário, Padre Nelson Raúl Kotelo Colo, da Arquidiocese de Luanda, enfatizou a necessidade de preparação pessoal e psicológica diante das inevitáveis mudanças no ministério. “O sacerdote, como ser humano, é suscetível à mudança. Esta formação nos preparou para não nos assustarmos com as transformações. Estamos preparados para tudo aquilo que vier”, afirmou.

Por sua vez, Padre Vidal da Cunha Silva, missionário Espiritano em Moçambique, destacou a apresentação de Dom Selemela, que ligou o tema da mudança à proposta sinodal da Igreja: “A sinodalidade é exatamente isso: caminharmos juntos em prol de um objetivo — melhor servir a Igreja, a Deus e aos irmãos. Também é um chamado a olharmos para dentro de nós, reconhecendo nossas fragilidades e acolhendo o processo de mudança, ainda que doloroso.”

Temas abordados e importância da implementação

O evento também abordou a influência das realidades sociais e políticas nas missões dos padres, além de estratégias para a gestão de mudanças focadas na saúde mental. É importante lembrar que, de acordo com a IMBISA, 60% da população da região é jovem, exigindo que os sacerdotes interpretem e respondam de forma eficaz às mudanças em uma sociedade em constante evolução.

A IMBISA ressaltou a necessidade de planejamento, estrutura e comunicação eficazes nos processos de mudança dentro das dioceses. A falta desses elementos pode provocar resistência, mesmo em iniciativas bem-intencionadas, o que pode dificultar a implementação de novas abordagens e metodologias no ministério.

Participantes no curso de formação
Participantes no curso de formação.

Recomendações e compromissos dos padres

Os participantes do seminário sugeriram a criação de um centro regional de apoio para padres, focado em fornecer suporte em situações de dificuldades emocionais, vocacionais e pastorais. Todos se comprometeram a aplicar os aprendizados adquiridos em suas comunidades e a promover uma cultura de mudança enraizada em comunhão e discernimento conjunto.

Ao fim da formação, os sacerdotes reconhecem que a prática de caminhar juntos em um espírito sinodal e aberto ao outro é fundamental para melhor servir a Deus, à Igreja e ao povo. Esta formação destaca a importância de estarmos preparados para as mudanças que o futuro pode trazer, sempre com foco no serviço e na comunhão entre os membros da Igreja.

O seminário não somente apresentou estratégias práticas, mas também articulou uma visão coletiva de como lidar com as transformações, fortalecendo a unidade e o propósito no ministério sacerdotal.

Para mais informações, acesse Vatican News.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes