Além do Ministério da Agricultura, o Ministério do Meio Ambiente também contribuiu na elaboração do Pronara, vinculado à Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) de 2012, e do 3º Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).
Integração de ações para promover sustentabilidade na agricultura
O Pronara, que conta com o apoio do ministério ambiental, tem como objetivo ampliar práticas sustentáveis e reduzir a dependência de agrotóxicos na produção agrícola. Essas ações fazem parte de uma estratégia mais ampla de promover a agroecologia no Brasil.
Histórico de avanços e planos futuros
Desde 2012, o governo vem implementando políticas voltadas à produção orgânica e agroecológica, como o Pnapo, que busca fortalecer esse modelo sustentável. O 3º Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica reforça esse compromisso, estabelecendo metas para ampliar a adoção dessas práticas.
Nova programação de ações ambientais
A iniciativa reforça o papel do governo na transição para uma agricultura mais sustentável, buscando diminuir o uso de agrotoxicos e promover a biodiversidade. Segundo especialistas, essas ações podem contribuir para a preservação ambiental e melhorar a saúde do produtor rural.
Para mais informações, confira o artigo do G1.