Yara Costa, brasileira que trabalha no Porto, relatou um episódio de xenofobia vivido em uma loja da cidade. O incidente, que envolveu ofensas e agressões verbais, foi registrado por ela em vídeos publicados no Instagram, após um desentendimento com uma cliente portuguesa. Este caso ocorre numa contexto de aumento do discurso de ódio contra imigrantes em Portugal, como revelou o portal Portugal Giro.
Discurso de ódio e intolerância em Portugal
Conforme mostrou o Portugal Giro, o discurso de ódio contra imigrantes aumentou no país nos últimos meses. Além do episódio envolvendo Yara, o blog também destacou uma situação similar vivida pela sommelier carioca Namíbia Kaiowa, em Lisboa. Os casos refletem um cenário de intolerância crescente, com comentários xenofóbicos e racistas que têm sido denunciados por imigrantes brasileiros.
Conflito na loja do Porto e o desfecho surreal
Yara contou, em vídeos reproduzidos pela Plataforma Geni, que começou a filmar a situação para se proteger das agressões da cliente portuguesa, que a teria atacado após a funcionária questionar a ofensa “vai para a tua terra”. Durante o episódio, a cliente pediu o livro de reclamações, planejando registrar uma queixa contra Yara.
Diálogo tenso e ofensivo
Parte do diálogo, que foi editado, mostra a intensidade da discussão:
Yara: A senhora veio aqui para ser xenofóbica comigo?
Cliente portuguesa: Não é xenofobia, vocês vão logo pro xenofóbico. Vocês não sabem falar português.
Yara: Por que não? (…) eu falo do jeito que eu quiser.
Cliente portuguesa: Em Portugal, não (…) Porque é erros gramaticais muito graves.
O episódio também refletiu sobre o preconceito racial e xenofobia. A cliente chegou a afirmar que Yara era racista e que ela não gostava de estar em Portugal, dizendo: “Vai para a tua terra”.
Contribuintes brasileiros e o contexto migratório em Portugal
O episódio expõe a situação de muitos brasileiros em Portugal, uma das maiores forças de trabalho no país. Segundo dados, brasileira é uma das principais contribuintes da Segurança Social, com pagamento total bilionário, reforçando a importância migratória e econômica dos brasileiros na nação europeia[Fonte].
Perspectivas futuras e combate ao discurso de ódio
Especialistas apontam que o aumento de episódios de xenofobia e racismo demanda uma resposta firme das autoridades portuguesas e uma maior conscientização social. Organizações de direitos humanos reforçam a necessidade de combater práticas discriminatórias e promover a inclusão dos imigrantes.
Por sua vez, casos como o de Yara evidenciam a resistência dos imigrantes frente às formas variadas de preconceito e a importância de denunciar episódios de discriminação nas redes sociais.