Fazendeiros na Califórnia relataram perdas significativas após operações de imigração do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), que afastaram trabalhadores imigrantes ilegais. Com a redução do quadro laboral, frutas e verduras estão apodrecendo nos campos, colocando em risco o abastecimento e os lucros do setor agrícola.
Impacto das ações do ICE na coleta de alimentos nos EUA
Moradores e produtores, como Lisa Tate, da região de Ventura, explicaram que cerca de 70% dos trabalhadores rurais deixaram os campos após as batidas. “Se 70% da sua força de trabalho desaparece, a safra não será colhida a tempo, e muitos produtos poderão apodrecer”, afirmou Tate, que representa a sexta geração de famílias agricultoras na região.
Além da perda de mão de obra, os agricultores enfrentam dificuldades para manter a colheita em alta na época de pico. Um supervisor de fazenda destacou que a equipe foi reduzida de 300 para 80 trabalhadores, enquanto outros relataram que a força habitual de 80 pessoas caiu para apenas 17.
Consequências para a cadeia de abastecimento e economia agrícola
Prejuízos para o setor agrícola dos EUA
Segundo economistas, a queda na mão de obra imigrante, estimada em quase metade dos trabalhadores do setor, pode gerar prejuízos que atingem toda a cadeia de suprimentos de alimentos. Douglas Holtz-Eakin, ex-diretor do Escritório de Orçamento do Congresso, estima que 80% dos trabalhadores rurais nos EUA são estrangeiros, com uma parcela significativa em situação irregular.
Ele alerta que o encarecimento dos alimentos e a instabilidade na produção podem afetar consumidores e fabricantes. “Isso prejudica o setor agrícola e o abastecimento de alimentos nos Estados Unidos”, afirmou Holtz-Eakin.
Repercussões na Califórnia e opções dos trabalhadores
A Califórnia é responsável por mais de um terço dos vegetais e a maior parte das frutas e nozes consumidas no país. Em 2023, a região movimentou quase US$ 60 bilhões. Trabalhadores, muitos deles em situação irregular, têm medo de serem presos ao comparecer aos campos, o que leva à escassez de produtos e ao aumento dos preços.
Um trabalhador que atua há 30 anos nas fazendas da região afirmou que a maioria de seus colegas deixou os campos. “Se eles aparecem para trabalhar, não sabem se verão suas famílias novamente”, relatou, sob anonimato, por medo de represálias.
Resposta do governo e perspectivas futuras
Apesar de o presidente Donald Trump ter admitido que as operações estão “tirando trabalhadores bons”, ainda não há planos de mudanças na política migratória. Segundo ele, o foco é garantir uma força de trabalho legal para o setor agrícola, embora enfrentem resistência de grupos que apoiam os imigrantes.
Especialistas alertam que, sem uma solução, o setor agrícola dos EUA pode continuar sofrendo perdas, prejudicando a economia local e a disponibilidade de alimentos ao redor do país. O governo deve anunciar nos próximos dias uma medida provisória para tratar do tema, mas as incertezas permanecem.