A Hertz, uma das maiores locadoras de veículos do mundo, está lidando com uma onda de críticas nas redes sociais. Os clientes estão se manifestando contra a empresa após relatarem que foram cobrados centenas de dólares por danos mínimos, detectados por novos sistemas de inspeção automatizados que utilizam inteligência artificial.
Reação dos consumidores
Nas plataformas Reddit e Facebook, muitos locatários estão clamando por um boicote à Hertz, acusando a empresa de utilizar a tecnologia para identificar danos triviais e impor taxas exorbitantes, enquanto torna difícil o contato com um agente humano. Um cliente expressou sua preocupação no Reddit: ‘Não me sinto à vontade com a nova tecnologia que pode sinalizar sujeira ou algo que pode ser facilmente removido como dano.’
Outro usuário comentou: ‘A sinalização é metade do problema. A outra metade é a Hertz usando IA para apresentar a reclamação. E os amassados menores que a tamanho de uma bola de golfe ou arranhões que cabem em uma nota de dólar? Eu não consigo sequer conversar com um atendente.
Cobranças polêmicas
Recentemente, a empresa confirmou ao DailyMail.com que cobrou um motorista em $440 por um arranhão de uma polegada na roda, um tipo de dano comumente causado quando o motorista encosta em uma guia durante a manobra de estacionamento. A conta inclusa $250 por danos, $125 por processamento, e uma taxa administrativa de $65.
Outra motorista relatou ter recebido uma cobrança de $195 por um pequeno amassado ao devolver um Toyota Corolla.

Hertz cobra $195 por este pequeno amassado após devolução de carro
Essas experiências refletem uma grande implementação de tecnologia feita pela Hertz, que recentemente se associou à UVeye, uma startup que desenvolve sistemas de inspeção de veículos automatizados em alta velocidade. Os locatários devem passar seus carros por scanners duas vezes: uma ao pegar o veículo e outra ao devolvê-lo.
Inovações e promessas da Hertz
A Hertz afirma que deseja utilizar os scanners em 100 localidades de aluguel até o final do ano. Em abril, a empresa comunicou que a tecnologia foi criada para melhorar a segurança dos veículos, e não para cobrar os clientes por danos estéticos menores.
Ainda segundo a empresa, a política em relação a cobranças não mudou, apesar dos relatos de taxas de $440 e $195. A Hertz afirma que a maioria dos motoristas que utilizaram os scanners UVeye não recebeu cobranças. ‘Mais de 97% dos carros examinados com esta tecnologia não apresentaram qualquer dano que gere cobrança, provando que a vasta maioria das locações são livres de acidentes’, disse um porta-voz da empresa.
A Hertz também enfatizou que o sistema permite uma avaliação mais precisa de danos na parte inferior dos veículos e na degradação do desgaste dos pneus do que a inspeção feita por humanos. No entanto, analistas independentes expressam preocupações sobre a falta de confiança gerada pela solução tecnológica. ‘Uma linha é cruzada quando as aplicações de IA se tornam excessivamente agressivas e priorizam a eficiência em detrimento da equidade e satisfação do cliente’, declarou David Linthicum, um analista de IA.

Hertz, uma marca reconhecida, enfrenta críticas nas mídias sociais
Além disso, a Hertz não comentou diretamente a situação, mas destacou a sua apólice de isenção de danos, que normalmente custa entre $20 e $30 por dia de locação, como uma forma de evitar taxas inesperadas.
Conforme a empresa enfrenta essa onda de críticas, muitos motoristas estão indicando que procurarão outras locadoras. Um locatário do Corolla declarou no Reddit: ‘Não usarei mais a Hertz. Entrei em contato com o serviço de atendimento ao cliente, e eles disseram que apoiam a IA.’
Conclusão: o futuro da locação de veículos
À medida que a Hertz avança com sua tecnologia de inspeção, o futuro do setor de locação de veículos pode depender da forma como as empresas equilibram a inovação com a necessidade de transparência e justiça para os consumidores. As preocupações crescentes sobre o impacto da IA nesse espaço podem moldar os próximos passos da Hertz e suas práticas operacionais em um mercado cada vez mais competitivo.