Ir para o conteúdo

quinta-feira, 05 de novembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Santiago Peña anuncia renúncia à Presidência do Paraguai

Santiago Peña anuncia renúncia à Presidência do Paraguai em meio à crise no Ueno Bank e a protestos de correntistas.

Compartilhe
WhatsApp

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciou nesta quinta-feira (5) que apresentará sua renúncia ao cargo em meio à crise no Ueno Bank e aos protestos de correntistas no país. O anúncio foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais.

Na gravação, de 2 minutos e 19 segundos, Peña afirmou que tomou a decisão para preservar a estabilidade do Paraguai, a paz social e as instituições democráticas. Segundo ele, nenhum cargo deve estar acima do bem-estar do país.

Os órgãos reguladores paraguaios intervieram no Ueno Bank após concluírem que a instituição estava subcapitalizada. A crise também levou à renúncia do presidente do Banco Central, Carlos Carvallo, e resultou na abertura de um processo de impeachment contra Peña.

Após o Banco Central assumir o controle do banco, correntistas e aposentados protestaram no centro de Assunção e em frente à residência oficial do presidente. Eles exigiram a devolução integral dos recursos depositados na instituição.

De acordo com a imprensa paraguaia, o Congresso precisa aceitar a renúncia. Uma sessão sobre o assunto deve ser convocada.

Fonte: O Globo

Leia também