Uma unha postiça encontrada na casa de Marcelo Enrique Ifrán, de 40 anos, é uma das principais pistas na investigação da morte de um casal de comerciantes na província de Misiones, na Argentina. Preso no sábado, 31 de outubro, Ifrán é apontado pela polícia como principal suspeito das mortes de Sergio Adrián Schulz, de 39 anos, e Griselda Yamila Gritzmacher, de 29.
Segundo informações do jornal argentino Clarín, os peritos constataram que uma das unhas postiças de Griselda estava desaparecida. A peça não havia sido localizada no carro nem nas proximidades dos corpos, mas os investigadores encontraram, durante uma busca na residência de Ifrán, um objeto com características semelhantes.
O casal foi encontrado na manhã de quinta-feira, 29 de outubro, em uma estrada rural conhecida como Picada Sargento Cabral, em Los Helechos, perto de Oberá. Schulz estava no banco do passageiro de um Ford Fiesta, enquanto Griselda foi localizada a cerca de um metro do veículo, com ferimentos no abdômen e no tórax.
O filho mais novo do casal, de dois anos, estava no banco traseiro e não sofreu ferimentos. Ele permaneceu sozinho por pelo menos nove horas, até ser encontrado por funcionários municipais que trabalhavam na coleta de lixo. Outro filho, de oito anos, havia sido deixado na casa da avó materna.
De acordo com a investigação, Ifrán teria atraído os comerciantes até a estrada rural para um encontro. O juiz de instrução de Oberá, Diego Lafata, afirmou que o autor do ataque tinha algum grau de proximidade com as vítimas. Imagens de câmeras mostram o carro entrando na estrada às 20h45 de quarta-feira, 28 de outubro, e uma motocicleta chegando pouco depois por uma via secundária.
Os investigadores suspeitam que Ifrán tenha chegado ao local em uma motocicleta alugada de terceiros. Ele teria usado o veículo para trabalhar em um aplicativo de transporte, mas os registros indicaram que não fez viagens nem se conectou à plataforma naquela noite.
A polícia apreendeu duas facas perto do local, uma delas com a lâmina quebrada, e não descartou o uso de uma terceira arma. A principal hipótese sobre a motivação envolve uma dívida comercial: segundo o Clarín, Ifrán teria comprado cerca de 15 aparelhos de ar-condicionado das vítimas sem pagar. Essa versão ainda não foi confirmada judicialmente.
Ifrán também é investigado por suspeitas anteriores de fraude na venda de eletrodomésticos. Conforme informações apresentadas na investigação, ele oferecia produtos por valores abaixo dos praticados no mercado, dizia ter acesso a mercadorias obtidas por meio de um primo que trabalharia na alfândega argentina e não entregava os itens aos compradores.
Em entrevista coletiva na segunda-feira, 2 de novembro, Lafata informou que a investigação realizou sete buscas, ouviu 11 pessoas e apreendeu 25 objetos para perícia. Também foram reunidas 19 gravações de câmeras instaladas em sete pontos, analisadas com apoio da Secretaria de Apoio a Investigações Complexas (SAIC).
Fonte: O Globo