Ir para o conteúdo

sexta-feira, 30 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Papa Leão XIV rejeita direitos para agentes de IA

Papa Leão XIV afirma no Vaticano que agentes de inteligência artificial são ferramentas e rejeita a concessão de direitos ou identidade jurídica a eles.

Compartilhe
WhatsApp

O papa Leão XIV afirmou nesta sexta-feira, 30 de outubro, no Vaticano, que agentes de inteligência artificial são ferramentas e não pessoas. Ele se posicionou contra a concessão de identidade jurídica ou direitos a esses sistemas.

Durante um encontro com especialistas do setor, o pontífice disse que a responsabilidade pelas ações da inteligência artificial deve permanecer com seus criadores humanos.

Leão XIV declarou que os sistemas não vivenciam experiências, não têm corpo nem sentimentos e não compreendem, em sua essência, conceitos como amor, trabalho, amizade e responsabilidade.

Segundo o papa, o futuro da inteligência artificial não está predeterminado. Ele afirmou que cabe aos seres humanos orientar, modificar ou rejeitar aplicações da tecnologia quando necessário.

Fonte: O Globo

Leia também