Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Voto antecipado supera 16 milhões nos EUA antes das eleições legislativas

Mais de 16 milhões de eleitores já votaram antecipadamente nos EUA antes das eleições legislativas de 3 de novembro.

Compartilhe
WhatsApp

Mais de 16 milhões de eleitores dos Estados Unidos já haviam votado antecipadamente até 22 de outubro, a menos de duas semanas das eleições legislativas de meio de mandato, marcadas para 3 de novembro. Pouco mais de 10 milhões optaram pelo voto pelo correio, modalidade que tende a favorecer os democratas.

Segundo dados da Universidade da Flórida, 47,4% dos votos computados foram de eleitores democratas, ante 29,2% de republicanos. A participação antecipada também atingiu níveis elevados em estados como Texas, Geórgia, Carolina do Norte e Flórida.

No Texas, foram computados 1.783.240 votos, a maioria presencial, com recordes registrados no primeiro dia nos condados de Harris e Dallas. Na Geórgia, mais de 190 mil votos foram registrados no primeiro dia, superando a marca de quatro anos atrás.

Na Flórida, quase 20% do eleitorado que participou da eleição de 2022 já havia votado. Pesquisas indicam que parte dos latinos que apoiaram Donald Trump em 2024 pode votar em candidatos democratas nesta eleição.

As pesquisas apontam que os republicanos podem perder a maioria no Congresso. O partido também enfrenta disputas consideradas decisivas, como a corrida ao Senado no Texas entre o republicano Ken Paxton e o democrata James Talarico.

A aprovação de Trump caiu ao menor nível registrado em uma pesquisa nacional do New York Times e da Universidade Siena. Entre os eleitores com maior probabilidade de votar, 36% disseram aprovar seu desempenho e 59% afirmaram desaprová-lo.

O presidente critica o voto pelo correio e afirma, sem apresentar provas, que há fraude generalizada nessa modalidade. Em setembro, a Suprema Corte rejeitou uma ordem executiva de Trump que alteraria as regras do voto pelo correio antes das eleições.

Ao todo, 47 estados e Washington, D.C., permitem o voto antecipado sem justificativa, com prazos diferentes conforme a região. A votação será ampliada nos próximos dias, com o início do processo em estados como Maryland e Nova York.

Fonte: O Globo

Leia também