Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Haroldinho Jesus é eleito prefeito de Itaguaí

Haroldinho Jesus (PDT) vence eleição suplementar em Itaguaí com 77,47% dos votos válidos e comandará a prefeitura até 2028.

Compartilhe
WhatsApp

Haroldinho Jesus (PDT) foi eleito prefeito de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no domingo, 25 de outubro. Ele recebeu 77,47% dos votos válidos, o equivalente a 58.054 votos, segundo resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A eleição suplementar ocorreu simultaneamente ao segundo turno da disputa presidencial. Kelaine Goulart (Novo), que concorreu com a candidatura sub judice, ficou em segundo lugar, com 19,03% dos votos, ou 14.260 votos.

Haroldinho já comandava interinamente a prefeitura e permanecerá à frente do Executivo municipal até 31 de dezembro de 2028. Ele teve Fabiano José Nunes, conhecido como Fabinho Taciano (PP), como candidato a vice-prefeito.

A nova votação foi convocada depois que a Justiça Eleitoral barrou a candidatura de Rubem Vieira de Souza (Podemos), o Dr. Rubão, que havia obtido a maioria dos votos na eleição municipal de 2024.

A decisão considerou a possibilidade de um terceiro mandato consecutivo. Em 2020, Rubão assumiu a prefeitura entre julho e dezembro, quando presidia a Câmara de Vereadores, após o afastamento do prefeito e do vice. Naquele ano, foi eleito prefeito e permaneceu no cargo até o fim de 2024.

Ao disputar novamente a prefeitura em 2024, Rubão teve o registro barrado pela Justiça Eleitoral, que entendeu que a passagem anterior pelo Executivo já configurava um mandato. Com o impedimento, foi necessária uma eleição suplementar para definir o prefeito até o fim de 2028. Mais de 100 mil eleitores estavam aptos a votar, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Fonte: O Globo

Leia também